Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal desce duas posições em "ranking" sobre alterações climáticas

Portugal é 14º país com melhor desempenho na área das alterações climáticas, tendo baixado duas posições em relação ao ano passado. Apesar da descida, o país atingiu a terceira melhor posição desde a publicação do índice.

06 de Dezembro de 2010 às 17:39
  • 1
  • ...
Esta classificação é hoje avançada pela Quercus, organização que faz parte da Rede Europeia de Acção Climática, que, juntamente com a organização não governamental de ambiente GermanWatch, é responsável pelo índice Climate Change Performance (CCPI), um "instrumento inovador que traz maior transparência às políticas climáticas internacionais".

Os resultados do índice serão hoje divulgados na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, a decorrer em Cancún, México.

Segundo a Quercus, Portugal ficou classificado em 14º lugar numa avaliação das políticas de 57 países na área das alterações climáticas.

Estes 57 países são, no total, responsáveis por mais de 90% das emissões de dióxido de carbono associadas à energia.

Este índice, prossegue a Quercus, revela que "nenhum país dos considerados pode ser destacado como tendo um desempenho satisfatório no que respeita à protecção do clima".

O critério específico para esta avaliação são as medidas tomadas por cada país para assegurarem à escala global um aumento de temperatura não superior a 2ºC em relação à era pré-industrial.

Tal como no ano passado, "o CCPI 2011 - cujo objectivo é aumentar a pressão política e social - não tem vencedores, porque nenhum país está a fazer o esforço necessário para evitar uma alteração climática com consequências dramáticas".

Portugal, que este ano obteve a 14ª posição no ranking final global, ficou em 19ª posição na componente tendência de emissões, 15ª na componente de nível de emissões e 15º na componente de políticas climáticas, tendo descido duas posições na análise global.

No ano passado, Portugal ficou na 12ª posição e no ano anterior ficou na 15ª. Porém, "a classificação final de Portugal melhorou e passou do primeiro da classe 'moderado' para o último da classe 'bom'. Os países que se sobrepuseram a Portugal na seriação foram Malta e Suíça".

A Quercus recorda que o CCPI resulta de três componentes parciais que são somadas de modo a criar um ranking de desempenho em termos de alterações climáticas dos países avaliados: a tendência das emissões (analisa a evolução das emissões de sectores como a energia eléctrica, transportes, residencial e indústria), as emissões relacionadas com a energia de cada país e a política de emissões (que avalia a política climática do país a nível nacional e internacional).

Portugal atinge este ano a terceira melhor posição desde que o índice é publicado. O país melhor classificado neste ranking foi o Brasil, seguido da Suécia, Noruega e Alemanha. O pior país foi a Arábia Saudita. Espanha ficou em 35º lugar e os EUA em 54º.

Ver comentários
Saber mais alterações climáticas ambiente COP16 Cimeira de Cancún México Nações Unidas Quercus Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio