Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Paulo Portas diz que visita ao México "foi uma missão e peras"

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, classificou como "uma missão e peras" a visita oficial que fez nos últimos três dias ao México, onde foram assinados contratos e memorandos com empresas portuguesas de valor superior a 3 mil milhões de dólares.

Pedro Elias/Negócios
29 de Outubro de 2014 às 20:43
  • 10
  • ...

"Acho que foi uma missão e peras", disse Paulo Portas, pouco antes do seu regresso a Portugal onde irá apresentar, a partir de quinta-feira, o Orçamento do Estado, após ter liderado, juntamente com o ministro da Economia, António Pires de Lima, uma delegação empresarial ao México, que integrou mais de 50 empresas portuguesas.

 

Os contratos de investimentos e de exportações e memorandos de entendimento foram celebrados por empresas como a Mota-Engil, JP Sá Couto, Janz, GLN, Efacec e Teixeira Duarte.

 

No regresso a Portugal Paulo Portas leva a condecoração Aguila Azteca Gran Cruz, o mais alto reconhecimento dado a um cidadão estrangeiro. O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira foi condecorado num grau abaixo, pelo trabalho desenvolvido em matéria de direitos humanos.

 

A "missão e peras" de Paulo Portas ficou a dever-se também à resolução de uma questão que estava até agora pendente no setor agro-alimentar: "Assinamos ontem um acordo agrícola e resolvemos um problema que estava pendente da exportação de pera portuguesa e maçã portuguesa para o México e a missão que mais tarde nos permitirá exportar carne", explicou.

 

A visita chegou ao fim com uma breve incursão naquela que é a primeira exposição de fotografia permitida pelo Governo mexicano em pleno Paseo de la Reforma, uma das principais e mais movimentadas avenidas da cidade do México.

 

Ao longo de mais de um quilómetro, 120 fotografias ilustram como "Portugal Te Marca", mostrando a cultura, o património, a gastronomia, as ondas da praia da Nazaré, onde Garret MacNamara surfou a maior onda do mundo, o Portugal histórico e o Portugal moderno.

 

A exposição foi inaugurada por Luís Campos Ferreira a 24 de Outubro, o dia em que Portugal inaugurou a primeira embaixada no país e se comemoram os 150 anos das relações diplomáticas dos dois países. "Isto tem um valor incalculável em termos de imagem e criação de ambiente e atmosfera entre os dois países. Por aqui, passam todos os dias milhões de pessoas", disse.

Ver comentários
Saber mais Portugal Orçamento do Estado António Pires de Lima México Mota-Engil Sá Couto Efacec e Teixeira Duarte secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Luís Campos Ferreira Governo Paulo Portas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio