Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Os piores (mas pouco prováveis) cenários da noite eleitoral nos EUA

A estreita margem que separa Obama de Romney levanta a possibilidade de alguns "cenários de horror", que podem passar por um empate dos votos eleitorais ou pela necessidade de intervenção dos tribunais.

06 de Novembro de 2012 às 20:32
  • ...
O "Boston Herald" listou os piores – ainda que muito pouco prováveis -cenários que podem ocorrer nas eleições norte-americanas.

Os dois candidatos obterem 269 votos eleitorais.

Se nenhum dos candidatos alcançar o mínimo de votos eleitorais necessário para ser eleito presidente (270), a nova Casa dos Representantes escolhe o presidente, enquanto o Senado nomeia o vice-presidente.

O vencedor do voto popular perder as eleições

Tal como ocorreu em 2000 (nas eleições que opuseram George W. Bush e Al Gore), o Colégio Eleitoral pode "entregar" a presidência ao candidato menos votado. Este cenário só ocorreu quatro vezes no passado.

Intervenção dos tribunais

Caso os resultados de Estados-chave, como a Florida ou o Ohio, sejam muito renhidos, há a possibilidade de recontagem e recursos legais que podem atrasar os resultados das eleições durante semanas.

Este ano, há ainda a ter em conta as regras de emergência criadas na sequência do furação Sandy. Em Nova Jérsia, por exemplo, os eleitores pode, votar por email e fax – medidas controversas que podem acabar nos tribunais, disse ao "Boston Herald", Rick Hasen, professor na Universidade da Califórnia.
Ver comentários
Saber mais eleições Estados Unidos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio