Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP pondera diminuir produção até um milhão de barris

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) está a estudar a possibilidade de reduzir as quotas de produção dos seus membros entre 700 mil e um milhão de barris diários.

09 de Outubro de 2001 às 10:47
  • ...
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) está a estudar a possibilidade de reduzir as quotas de produção dos seus membros entre 700 mil e um milhão de barris diários, segundo adiantou a Reuters, citando fontes próximas do processo.

«Existe um movimento no sentido de ser implementado um corte», afirmou fonte do Golfo Pérsico à referida agência noticiosa, adiantando que «começa a existir um consenso para uma redução entre os 700 mil e um milhão de barris» por dia.

No entanto, a mesma fonte referiu que o momento para a realização do corte na produção do cartel ainda não está definido, uma vez que as opiniões dos membros da OPEP dividem-se, sobre se seria preferível aguardar pelo final da ofensiva norte-americana contra o Afeganistão.

O secretário-geral da OPEP, o venezuelano Ali Rodriguez, afastou recentemente a hipótese de ser efectuada uma diminuição das quotas no imediato, sublinhando que a organização prefere «aguardar para ver» o evoluir da situação no Médio Oriente, antes de tomar uma decisão.

A OPEP, que é responsável por 40% da produção mundial de petróleo, já decretou três descidas da produção desde o início do corrente ano, na tentativa de suster a queda dos preços dos combustíveis.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio