Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O dia num minuto: a serenidade de Costa, as questões do Presidente e os balões “wireless” da Google

O XXI Governo tomou posse e houve discursos. O Presidente continua com dúvidas. Costa pediu o “serenidade” e promete “moderação”. Bruxelas já chama por Mário Centeno.

Miguel Baltazar/Negócios
26 de Novembro de 2015 às 20:02
  • 7
  • ...

A conduta do XXI Governo vai pautar-se pela moderação. Este é o "tempo da reunião" e do regresso à "serenidade", disse o agora primeiro-ministro, António Costa, no discurso de tomada de posse do XXI Governo Constitucional. E garantiu que "a conduta do XXI Governo pautar-se-á, pois, pela moderação. Moderado será o seu programa, realizando uma alternativa à vertigem austeritária." Nesse espírito de serenidade, António Costa, prometeu "a máxima lealdade e cooperação institucional com o Presidente da República". E ainda prestou "público reconhecimento à dedicação e esforço empenhados pelo primeiro-ministro cessante na sua acção governativa.  Os 17 ministros e 21 secretários de Estado tomaram posse na cerimónia que decorreu a partir das 16h00 no Palácio da Ajuda. Pode revisitar aqui a cerimónia, minuto a minuto.

 

Cavaco diz que não ficou totalmente esclarecido e relembra poderes. Começando por recordar que o Governo anterior caiu em sequência de uma crise política aberta pela rejeição do programa pelo Parlamento, Cavaco Silva deu posse esta quinta-feira, 26 de Novembro, ao novo Executivo, liderado por António Costa. O Presidente da República referiu por duas vezes a inconsistência dos acordos entre o PS e os partidos à sua esquerda e mostrou reservas sobre a sua durabilidade. Cavaco Silva salientou tratar-se de um "governo minoritário" – António Costa falaria em "maioria estável" e num "suporte duradouro" no seu discurso. E relembrou que, tirando a dissolução do Parlamento, mantém intactos os restantes poderes. O Presidente deixou, no entanto claro, que o novo Governo e António Costa podem contar "com a lealdade institucional do Presidente da República para a salvaguarda dos superiores interesses nacionais".

 

PCP e BE querem mais na sobretaxa e nos salários. Enquanto no Palácio da Ajuda decorria a tomada de posse do XXI Governo Constitucional, no Parlamento discutia-se as propostas legislativas da esquerda para as pensões, salários e sobretaxa. O PCP, é sabido, quer ir mais longe do que o PS na eliminação da austeridade e vai tentar "melhorar" as propostas socialistas na especialidade. O Bloco de Esquerda também quer alterações. A votação na generalidade decorre amanhã na Assembleia da República.

 

CE quer receber Mário Centeno com urgência.  A Comissão Europeia vai entrar em contacto "muito rapidamente" com o novo ministro das Finanças, Mário Centeno, para conhecer as "intenções" do novo Governo português para o orçamento do Estado de 2016, disse esta quinta-feira o comissário europeu dos Assuntos Económicos. Portugal integra um conjunto de 18 Estados-membros que a Comissão Europeia irá vigiar de perto devido à acumulação de sinais de desequilíbrios macroeconómicos. O país ainda revela sinais de preocupação em metade dos 14 indicadores que a Comissão Europeia acompanha. A revelação foi feita nesta quinta-feira, 26 de Novembro

 

Operadoras vão ser obrigadas a alargar cobertura na internet móvel. O anúncio foi feito por João Confraria, membro do conselho de administração da Anacom, durante o 25º Congresso de Comunicações da APDC, que decorreu esta quinta-feira: "Vamos aproveitar a renovação de licenças para obrigação de cobertura de banda larga num conjunto de quase 600 freguesias em Portugal." As operadoras mostram-se surpresas e salientaram os custos elevados.

 

Bens de Morais Pires voltam a ser arrestados. Amílcar Morais Pires, um dos arguidos nos processos Universo Espírito Santo, tem os seus bens arrestados pela justiça portuguesa pela segunda vez. A decisão, avançada pelo Correio da Manhã e já confirmada pelo Negócios, foi tomada depois de os mesmos terem sido libertados por o primeiro arresto ter sido considerado irregular. Os bens do antigo administrador financeiro do Banco Espírito Santo, onde esteve por dez anos, estão agora na posse da justiça e não podem mudar de mãos (estão confiados a fiéis depositários).

 

Percepção de risco de Portugal cai para mínimos de um mês. O fim do impasse político em Portugal e a expectativa de novos estímulos do BCE estão a aliviar os juros da dívida portuguesa, que desceram ontem pelo terceiro dia consecutivo, recuando para os 2,334% nas obrigações a dez anos. A diferença para os juros exigidos à Alemanha diminuiu para os186,4 pontos, o nível mais baixo em um mês. Também a bolsa de Lisboa fechou em alta, com o PSI-20 a somar 0,96%, acompanhando a tendência positiva do resto da Europa, onde o Stoxx 600 atingiu o valor mais alto dos últimos três meses, "puxado" pelas exportadores que serão as principais beneficiadas com a queda do euro.

 

O restaurante no Carvoeiro com uma estrela Michelin. Numa cerimónia realizada esta quarta-feira à noite no Hostal dos Reis Católicos, em Santiago de Compostela, foram anunciadas as novidades do "Guia Michelin Espanha & Portugal" de 2016, onde passou a constar mais um restaurante português. Chama-se Bon Bon e fica em Sesmarias, no Carvoeiro, Algarve. O restaurante é gerido por Nuno Diogo e tem como responsável pela cozinha o "chef" Rui Silvestre, de 29 anos. Apesar desta nova conquista, Portugal mantém os mesmos 14 restaurantes com estrelas Michelin, uma vez que o L’And Veneyards em Montemor-o-Novo, de Miguel Lafan, perdeu a estrela conquistada o ano passado.

 

Vêm aí os balões de Internet "wireless". A Google deverá iniciar em Janeiro os testes para o Project Loon, que visa dar acesso à internet a regiões remotas ou pouco desenvolvidas através de balões, colocados a mais de 18 quilómetros de altitude, que emitem internet "wireless" para a Terra. Os testes serão realizados em todos os 50 estados dos EUA e em Porto Rico e foi já pedida autorização ao regulador das telecomunicações, avançou a Business Insider.

Ver comentários
Saber mais António Costa Governo Cavaco Silva Sobretaxa Salários PCP BE Mário Centeno Bruxelas Orçamento Anacom Morais Pires Bolsa Dívida Michelin Google o dia num minuto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio