Notícia
Ministra da Justiça foi alertada para falhas na rede informática
A equipa que criou o sistema informático dos tribunais alertou há dois anos a ministra para um eventual colapso na transição para o mapa judiciário.
A ministra da Justiça foi avisada em Junho de 2012 sobre os riscos de colapso do sistema informático dos tribunais (Citius) na transição para o novo mapa judiciário, avança esta quarta-feira o Diário de Notícias.
O documento, chamado "Planeamento para Reorganização do Mapa Judiciário", descrevia os riscos e os aspectos a ter em conta na adaptação do Citius às novas comarcas e as diferentes possibilidades para concretizar essa adaptação, que envolve a transferência de 3,5 milhões de processos.
De acordo com o jornal, a informação foi ingorada por Paula Teixeira da Cruz, que não deu resposta à carta. Os testes recomendados pelo relatório começaram a ser feitos cinco dias antes de o novo mapa judiciário entrar em vigor.
Os dez elementos da equopa do Instituto de Gestão Ginanceira e Equipamentos da Justiça que geraiam o Citius demitiram-se em bloco em Fevereiro de 2013, decisão justificada com o alegado esvaziamento de funções e acompanhada pela denúncia de interesses empresariais na entrega de uma nova aplicação a privados.