Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel responde a Hollande: "Pacto Orçamental não é renegociável"

A chanceler alemã afirmou hoje que o Pacto Orçamental assinado por 25 dos 27 membros da União Europeia "não é renegociáve", numa alusão às declarações do candidato francês, François Hollande, que sugeriu uma alteração no foco da construção europeia se ganhar as eleições.

27 de Abril de 2012 às 12:27
  • 10
  • ...
“Merkel tem liderado a Europa ao lado de Sarkozy e podemos ver os resultados”, afirmou, esta semana, Hollande em entrevista ao canal de televisão TF1 francês. “Se eu for eleito presidente, vai ter de haver uma alteração no foco da construção europeia. Chega de mercado livre, chega de concorrência sem limites, chega de austeridade”, disse o candidato socialista na mesma entrevista.

Hollande volta a defrontar o actual presidente francês no dia 6 de Maio, depois de ter ganho a primeira volta das eleições com 28,6% dos votos contra 27,2% conquistados por Sarkozy.

O acordo subscrito e, em parte, ratificado pelos chefes de Governo desses países, “não pode voltar a ser negociado”, assinalou Merkel numa entrevista publicada hoje pelos jornais do grupo editorial alemão WAZ, citada pelo “Expansión”.

A chanceler alemã responde, assim, às exigências do candidato socialista à presidência francesa, que assegurou que se ganhar as eleições exigirá modificar os termos do Pacto Orçamental.

“O Pacto Orçamental já foi discutido por 25 governos e ratificado por Portugal e pela Grécia. Os parlamentos de toda a Europa estão prestes a adoptá-lo e a Irlanda irá submetê-lo a referendo em finais de Maio”, disse Angela Merkel, concluindo: “não é renegociável”.

Ver comentários
Saber mais Merkel Hollande Pacto orçamental
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio