Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Líder do PSOE diz que defensores de "plebiscito" perderam

O secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, afirmou que os partidos que consideravam as eleições na Catalunha como um referendo à independência da região "perderam o plebiscito", porque a maioria dos catalães não quer esse caminho.

Reuters
Negócios 27 de Setembro de 2015 às 23:17
  • ...

Com 95% dos votos escrutinados nas eleições da Catalunha, os partidos independentistas conseguem 72 deputados (62 a Junts pel Sí, de Artur Mas, e 10 a Candidatura de Unidade Popular, CUP).

No entanto, as duas formações não obtêm mais do que 47,8% dos votos, enquanto o resto das formações que não defendem esse caminho têm 52,2% dos votos.

"Aqueles que ganharam em assentos e não em votos perderam o plebiscito, porque há uma maioria de catalães que não quer a independência, mas que quer começar um tempo de convivência, diálogo e de reforma no conjunto do país", salientou Sánchez, na sede dos socialistas em Madrid.

O presidente da Generalitat e candidato da lista independentista Junts pel Si, Artur Mas, disse hoje que o "sim" à independência ganhou nas eleições da Catalunha e que agora tem um "mandato democrático" para iniciar a separação face a Espanha.

"Hoje temos uma dupla vitória. Ganhou o sim e ganhou a democracia", disse Mas perante milhares de apoiantes da Junts pel Sí.

O presidente da Catalunha acrescentou que a sua plataforma agora pede "que os outros aceitem a vitória da Catalunha e a vitória do Sim".

Ver comentários
Saber mais Catalunha Artur Mas Pedro Sánchez PSOE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio