Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida disparam no mercado secundário

Num dia em que Portugal realizou uma emissão de dívida sindicada, os juros de dívida negociada no mercado secundário dispararam, em grande parte, a ajustar ao valor pago hoje.

07 de Fevereiro de 2011 às 17:59
  • 2
  • ...
O juro da dívida a 10 anos sobe 11,0 pontos base para 7,165%, de acordo com os preços genéricos da Bloomberg, o que eleva o prémio de risco face à dívida alemã para os 392 pontos base, já que a “yield” das “bunds” a 10 anos caiu 0,9 pontos base para 3,253%.

Nas obrigações a cinco anos, a maturidade das obrigações hoje emitidas, os juros dispararam 23,9 pontos base para 6,489%, uma evolução que é justificada, em grande parte, com o ajuste que o mercado fez face à emissão de dívida sindicada realizada por Portugal na sessão de hoje.

O Estado português vai pagar na emissão de dívida sindicada um juro 360 pontos base acima da taxa “swap” a cinco anos. Isso significa que o Estado acordou pagar uma taxa de 6,45%.

Com o juro pago no mercado primário a superar os 6,4%, numa emissão a cinco anos, os juros cobrados no mercado secundário seguiram os mesmos passos para se fixarem num valor semelhante.

O Governo já divulgou os dados finais desta operação, tendo conseguido colocar 3,5 mil milhões de euros, o que supera o valor inicialmente previsto de três mil milhões de euros.

Esta tendência de alta nos juros mantém-se apesar dos líderes europeus terem, na última sexta-feira, dado sinais que estão disponíveis para reforçar os poderes do fundo europeu de estabilização financeira, em troca de uma maior coordenação das políticas económicas na Zona Euro.

No início de Março irá ocorrer uma cimeira extraordinária para delinear as linhas gerais do Pacto de Competitividade para a Europa, sendo que no final do mês decorrerá a cimeira ordinária, onde deverão ser aprovadas medidas para reforçar os poderes do FEEF.



Ver comentários
Saber mais Obrigações dívida juros emissão sindicada
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio