Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Alemanha deverá ter subido para 2,4% em maio

A taxa de inflação, excluindo os produtos alimentares e a energia, designada por inflação subjacente, deverá ter-se mantido em 3,0% em maio em termos homólogos, o mesmo valor de abril.

DR
29 de Maio de 2024 às 15:53
  • ...
A taxa de inflação homóloga na Alemanha deverá ter subido, pela primeira vez em seis meses, para 2,4% em maio, segundo dados provisórios divulgados esta quarta-feira.

Segundo os dados provisórios divulgados pela agência federal de estatística alemã (Destatis), a taxa de inflação na Alemanha terá subido 0,1% em maio face a abril.

A taxa de inflação, excluindo os produtos alimentares e a energia, designada por inflação subjacente, deverá ter-se mantido em 3,0% em maio em termos homólogos, o mesmo valor de abril.

Os preços da energia em maio foram 1,1% inferiores aos do mesmo mês de 2023, apesar da interrupção do travão dos preços da energia a partir de janeiro de 2024, da introdução de um preço mais elevado do carbono também a partir de janeiro, que afeta o preço dos combustíveis fósseis, e do fim da redução temporária do IVA (de 19% para 7%) para o gás e o aquecimento urbano em abril de 2024, afirma a Destatis.

A Destatis refere que "o aumento dos preços dos géneros alimentícios (+0,6%) foi também substancialmente inferior à taxa geral de aumento dos preços".

"Em contrapartida, os preços dos serviços em maio aumentaram 3,9% em relação a maio de 2023", sublinha a Destatis.

Em relação ao índice harmonizado de preços no consumidor, a Destatis afirma que o mesmo deverá ter subido 2,8% em maio em relação ao mês homólogo do ano anterior, contra 2,4% em abril, e 0,2% em relação a abril.

Os dados finais da inflação na Alemanha em maio serão divulgados em 12 de junho.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio