Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IGCP vai emitir 15,5 mil milhões de euros de dívida pública em 2008

O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público deverá emitir dívida pública no valor 15,5 mil milhões de euros este ano, recorrendo sobretudo a emissão de obrigações do tesouro, anunciou hoje o instituto que gere a dívida do Estado português.

14 de Janeiro de 2008 às 16:16
  • ...

O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público deverá emitir dívida pública no valor 15,5 mil milhões de euros este ano, recorrendo sobretudo a emissão de obrigações do tesouro, anunciou hoje o instituto que gere a dívida do Estado português.

"O montante das necessidades de financiamento do Estado, no ano de 2008, a satisfazer por recurso à emissão bruta de instrumentos de dívida de médio e longo prazo e ao financiamento líquido de curto prazo, deverá situar-se em cerca de 15,5 mil milhões de euros", refere uma nota do IGCP.

A maior parte deste montante será utilizado para refinanciar a dívida de médio e longo prazo a ser amortizada em 2008 (9,8 mil milhões de euros), sendo que o restante (5,7 mil milhões de euros) corresponde às necessidades líquidas de financiamento do Estado, que decorrem do Orçamento do Estado para 2008.

Segundo o IGCP, "o programa de financiamento visa assegurar o financiamento requerido pela execução orçamental, prosseguindo os objectivos de minimização dos custos da dívida numa perspectiva de longo prazo e a não exposição a riscos excessivos, através da implementação das estratégias definidas para a emissão de instrumentos de dívida pública, redução do saldo da dívida, minimização dos excedentes de tesouraria e limitação e controlo dos riscos, incluindo de refinanciamento, crédito e taxa de juro".

O montante de financiamento a ser satisfeito através da emissão bruta de obrigações do tesouro (OT) situar-se-á entre 10 e 12 mil milhões, pelo que o IGCP, em 2008, voltará a concentrar-se na emissão destes produtos, "continuando a criar condições para aprofundar a liquidez e manter um funcionamento eficiente do mercado primário e secundário".

O IGCP irá proceder à abertura de duas novas séries de OT "com maturidades e datas a serem oportunamente anunciadas ao mercado", sendo que para o primeiro trimestre não se prevê a realização de nenhum leilão.

Já o financiamento líquido resultante da emissão de Bilhetes do Tesouro deverá ser positivo em 2008, em cerca de 1.000 milhões de euros. Serão lançadas 6 novas linhas em 2008: BT Janeiro 2009, BT Março 2009, BT Maio 2009, BT Julho 2009, BT Setembro 2009 e BT Novembro 2009.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio