Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Guterres apela à calma; EUA com «apoio total»

O primeiro-ministro, António Guterres, disse ontem que os EUA podem contar com «todo o apoio» de Portugal, na sua ofensiva contra o terrorismo, tendo apelado à calma dos portugueses, sublinhando que foram tomadas «todas as medidas de segurança».

08 de Outubro de 2001 às 08:27
  • ...
O primeiro-ministro, António Guterres, disse ontem que os Estados Unidos (EUA) podem contar com «todo o apoio» de Portugal, na sua ofensiva contra o terrorismo, tendo apelado à calma dos portugueses, sublinhando que foram tomadas «todas as medidas de segurança».

Segundo uma comunicação de António Guterres ao país, efectuada depois de uma reunião de emergência do Governo, «todas as medidas de segurança necessárias» já haviam sido tomadas antes dos ataques.

O líder do Governo apelou à manutenção da calma e da serenidade por parte dos portugueses, tendo manifestado «todo o apoio» à ofensiva dos Estados Unidos (EUA) contra o terrorismo, que se materializou ontem num ataque contra posições militares no Afeganistão.

O primeiro-ministro assegurou que «somos aliados dos Estados Unidos» e que se aquele país necessitar de algum apoio, para além da cedência da base das Lajes, nos Açores, «a nossa resposta será claramente positiva».

Guterres revelou ainda que os países da União Europeia (UE) foram avisados sobre o lançamento dos ataques antes do início dos mesmos, através de um contacto do presidente norte-americano, George W. Bush, com a presidência da UE, que é actualmente liderada pela Bélgica.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio