Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Greve com maior adesão nos transportes, portos e recolha de lixo

CGTP nota adesão total em vários portos e em transportes em Lisboa, Porto e Braga, com a greve a afectar também o sector privado, deixando a "meio gás" indústrias como a Unicer e a Parmalat.

22 de Março de 2012 às 09:15
  • 5
  • ...
A greve geral convocada pela CGTP está a ter uma adesão de 100% nos portos e em alguns serviços de transporte público, bem como em vários sistemas municipais de recolha de lixo.

Os números avançados pela central sindical ao início da manhã dão conta de 100% de adesão nos Portos de Lisboa, Setúbal, Figueira da Foz, Aveiro, Algarve e Viana do Castelo, nos Transportes Urbanos de Braga e na STCP (Porto), entre outras empresas.

A CGTP está para já apenas a avançar com valores relativos e não absolutos da adesão de trabalhadores à greve. Recorde-se que o Governo já informou que não dará informações sobre a adesão para não entrar na guerra de números.

Na STCP, por exemplo, a CGTP aponta para uma adesão total, mas em declarações à agência Lusa Jorge Costa, do Sindicato Nacional dos Motoristas, disse que a greve geral está a registar uma adesão de cerca de "70%" entre os motoristas da STCP.

"O balanço que fazemos é já neste momento muitíssimo positivo. Temos muita adesão em muitas empresas de transportes públicos, temos uma adesão significativa na área dos resíduos sólidos, temos uma participação muito grande na área da saúde e constatamos que, neste momento, essa adesão está a subir consideravelmente noutros sectores", comentou o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, à agência Lusa.

No Metro de Lisboa, que hoje parou totalmente a circulação, a CGTP regista uma adesão à greve de 99%.

No sector da saúde, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses dá conta de uma adesão de 85% no Hospital do Barreiro, de 80% no Hospital de Elvas, de 65% nos hospitais de Viseu e Pedro Hispano (Matosinhos), com adesões menores em unidades como o São João (Porto) e hospitais de Faro, Santarém, Portalegre, Dona Estefânia (Lisboa), entre outros.

No sector aeroportuário, o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) declarou haver uma adesão de 85% dos trabalhadores da SPDH – Serviços Portugueses de Handling.

Na indústria, segundo os dados da CGTP a greve deixou a “meio gás” a Unicer, em Santarém, e a Parmalat, em Palmela, afectando ainda outras indústrias, como a Centralcer, a Saint-Gobain, a SPPM, Bosch, Delphi e Visteon, por exemplo.
Ver comentários
Saber mais greve geral transportes portos recolha de lixo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio