Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo de Berlusconi pode cair nas próximas horas

Sílvio Berlusconi tem uma missão: aprovar medidas de austeridade. E amanhã deveria apresentar aos congéneres europeus alguns desenvolvimentos. Mas o apoio dos membros da coligação está a escassear. E já há mesmo um ministro que admite que Berlusconi poderá cair nas próximas horas.

25 de Outubro de 2011 às 12:56
  • ...
O ministro das Infraestruturas italiano, Altero Matteoli, considera que a margem de negociação dentro do próprio Governo está a diminuir e que o primeiro-ministro poderá cair.

O Executivo de Berlusconi esteve ontem reunido, num encontro extraordinário, com o objectivo de aprovar algumas medidas de austeridade, mas não chegou a bom porto, devido ao desacordo da Liga do Norte – partido que pertence à coligação. Em causa está a alteração da idade de reforma dos actuais 65 para os 67 anos.

"Parece-me que existe essa hipótese [de queda do Governo], mas as margens de negociação existem e estamos a negociar", afirmou o ministro das Infraestruturas aos jornalistas, citado pelo "Cinco Días".

Altero Matteoli, que pertence ao partido de Berlusconi, salientou que foram já aprovadas medidas de austeridade, no Verão, que equivalem a cortes de 79 mil e 54 mil milhões de euros e que continuar a cortar custos “não é fácil”. “Aqui não está em discussão que haja um partido da coligação que é favorável a reduções nas pensões e outro que é contra”, o que está em causa é adiar a idade de reforma, sublinhou.

E é precisamente esta medida que ameaça levar a uma ruptura os partidos de coligação.

O líder da Liga do Norte, Umberto Bossi, reconheceu que “a situação é grave” e que “há perigo de uma crise”, o que, de acordo com o “El País”, está a ser interpretado como um risco de ruptura dentro do Governo.

Berlusconi recusa ir à Cimeira de “mãos a abanar”

Berlusconi terá tentado convencer os membros do Governo que não poderá chegar amanhã à Cimeira Europeia, sem medidas de austeridade aprovadas. Mas o discurso não terá convencido os membros da Liga do Norte. O “El País” adianta mesmo que os jornais italianos estão a noticiar que Berlusconi terá dito: “Desta vez podia dar um passo atrás”.

O que quis dizer Berlusconi com esta afirmação? Há várias interpretações, mas a maioria aponta para duas hipóteses: convocar eleições antecipadas ou substituir o primeiro-ministro.

O jornal espanhol “El País” diz que a substituição de Berlusconi pode passar por Gianni Letta, que é o número dois do Governo, ou por Renato Schifani, presidente do Senado. E assim constituir uma espécie de governo técnico com pessoas que geram consenso de forma a conseguir implementar medidas consideradas determinantes para combater a crise que está a abalar a Europa.

Os jornais dizem ainda que Berlusconi revelou ontem ao Presidente da República, Giorgio Napolitano, que não pensa regressar a Bruxelas esta quarta-feira de mãos vazias. Isto numa altura em que os parceiros europeus – nomeadamente Angela Merkel e Nicolas Sarkozy – estão a pressionar Itália para que esta implemente medidas e controle as suas contas públicas.
Ver comentários
Saber mais Berlusconi Itália Europa política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio