Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Francisco Calheiros: "Estar a falar hoje de um salário de 600 euros não faz qualquer sentido"

O presidente da Confederação do Turismo Português diz que é preciso analisar um conjunto de factores antes de ponderar a subida do salário mínimo nacional. A discussão deve ser feita em sede de concertação social.

27 de Outubro de 2015 às 14:11
  • 38
  • ...

A subida do salário mínimo nacional dos 505 para os 600 euros "não faz qualquer sentido" nesta fase, defendeu esta terça-feira, 27 de Outubro, o presidente da Confederação do Turismo Português (CTP), Francisco Calheiros.

 

"Estar a falar hoje de um salário de 600 acho que não faz qualquer sentido", afirmou em Évora, à margem do 27º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo. A proposta de subida do salário mínimo está a ser discutida em conjunto pelos partidos de esquerda – Partido Socialista, Bloco de Esquerda e Partido Comunista.

 

Para Francisco Calheiros, "há que analisar um determinado número de factores", como a inflação ou a produtividade, antes de se avançar com qualquer alteração da legislação laboral ou do salário mínimo. A avançar, "o local indicado para discutir é na concertação social".

 

Para a CTP, "a estabilidade [política] é fundamental" para o sector do turismo. "A nossa grande preocupação neste momento é a estabilidade. Urge haver um Governo o mais rapidamente possível", reforçou. Uma das prioridades seria a adopção de uma política laboral mais adaptada às necessidades do sector.

 

Embora ainda não se sinta os efeitos do actual cenário de incerteza política, a garantia do turismo é de que "precisa de confiança para continuar a investir". "Estamos preocupados", resume o líder da CTP.

 

Francisco Calheiros recordou que as "empresas de turismo continuam a evidenciar ainda alguns problemas", o que coloca em causa a sua sustentabilidade. "Se os números [do crescimento turístico] parecem fantásticos, a realidade não é bem assim", alertou.

 

 

Ver comentários
Saber mais Confederação do Turismo Português Francisco Calheiros salário mínimo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio