Notícia
Economia francesa cresce 1,1% em 2015
O PIB francês conseguiu a maior taxa de crescimento desde 2011. Mas os dados do último trimestre mostram um abrandamento da recuperação.
França fechou 2015 com um crescimento de 1,1%, segundo dados preliminares divulgados esta sexta-feira pelo instituto de estatísticas gaulês. Foi a maior taxa de crescimento desde 2011. Mas apesar da melhoria anual, os dados do quarto trimestre mostram uma desaceleração.
Nos últimos três meses de 2015 o PIB cresceu 0,2%, em linha com o esperado pelo consenso do mercado, o que compara com um crescimento de 0,3% no trimestre anterior. O consumo foi uma das componentes a contribuir para o abrandamento.
"Apesar do investimento ter sido um não muito usual ponto positivo, aumentando 0,8% no trimestre, o consumo das famílias contraiu", refere a economista da Capital Economics, Jessica Hinds, numa nota a que o Negócios teve acesso. Explica que estes dados "talvez reflictam o efeito dos ataques terroristas de Novembro em Paris no consumo".
Para 2016 a expectativa da Capital Economics é de que a economia gaulesa cresça 1%. Além de França, foram divulgados ainda os dados do PIB espanhol que mostraram um crescimento de 3,2% em 2015. Os dados da economia austríaca também foram conhecidas, com o crescimento anual a situar-se em 0,9%.