Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fed e reguladores "falharam" durante a crise financeira

O antigo presidente da Reserva Federal (Fed) dos EUA disse que o banco central e outros reguladores dos Estados Unidos "falharam" durante a crise financeira porque não foram cautelosos com o risco.

19 de Março de 2010 às 17:39
  • ...
O antigo presidente da Reserva Federal (Fed) dos EUA disse que o banco central e outros reguladores dos Estados Unidos “falharam” durante a crise financeira porque não foram cautelosos com o risco.

Mesmo com a pressão da crise, “o entusiasmo cresceu, gestores, instituições financeiras, Reserva Federal e outros reguladores falharam na compreensão da extensão e do impacto da distribuição de riscos, que seriam revelados com a falência do Lehman Brothers”, referiu Alan Greenspan numa conferência, realizada hoje, citado pela Bloomberg.

Em comentário ao documento que apresentava as falhas do Banco Central para conter a bolha imobiliária e o crescimento dos maiores bancos dos Estados Unidos, Greenspan, que foi presidente da autoridade monetária entre 1987 e 2006, disse que as taxas de juro baixas não foram responsáveis por inflacionar a bolha imobiliária, mas sim os reguladores.

O antigo presidente da Reserva Federal acrescentou ainda, que a Fed não compreendeu a extensão da bolha imobiliária e das ramificações para a economia.

No seu discurso, Greenspan propôs que os reguladores aumentem os valores de capital até 40% de modo a garantir uma protecção de riscos para os bancos.

Outra das sugestões, é que os bancos precisam de deter capital igual a 14% dos seus activos, em comparação com cerca de 10% em meados do ano 2007, antes da crise financeira.

De acordo com o ex-presidente da Fed, “os reguladores não podem ser bem sucedidos se ameaçarem controlar os preços dos activos, e não podem alterar a regulação e a supervisão em resposta aos movimentos dos preços dos activos”.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio