Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EUA podem demorar até 2013 a recuperar postos de trabalho perdidos com a crise

Os números "desapontantes" do desemprego dos Estados Unidos, em Setembro, indicam que o país vai demorar quatro anos a recuperar todos os postos de trabalho perdidos durante a recessão, de acordo com os economistas do JPMorgan.

06 de Outubro de 2009 às 13:30
  • ...


Os números “desapontantes” do desemprego dos Estados Unidos, em Setembro, indicam que o país vai demorar quatro anos a recuperar todos os postos de trabalho perdidos durante a recessão, de acordo com os economistas do JPMorgan.

O JPMorgan projecta um crescimento do PIB ao ritmo de 3,5% ao ano, nos últimos seis meses deste ano, quase um ponto percentual acima da média das estimativas dos economistas inquiridos pela Bloomberg, no início de Setembro. Os Estados Unidos vão crescer 3,2% em 2010, de acordo com a JPMorgan. Uma estimativa que compara com a média de 2,4% projectados pelos economistas.

Os dados da semana passada reforçam “que mesmo a nossa tendência de crescimento ‘acima da média’ não vai ser fonte de saúde económica”, escreveu o economista-chefe do banco, Bruce Kasman, e o director do banco, David Henley, segundo a Bloomberg que cita uma nota enviada a clientes no dia 2 de Outubro.

Mesmo a nossa estimativa “iria representar um resultado muito desapontante no contexto do estrago feito durante esta recessão”, escreveram os responsáveis do banco no mesmo documento. As duas últimas recessões foram seguidas de crescimento superior a 5%, em média nos primeiros dois anos da recuperação, de acordo com a sua pesquisa.

Na última quinta-feira o Departamento do Trabalho divulgou os números do desemprego, que revelaram que a economia norte-americana cortou 263 mil postos de trabalho, mais do que o esperado pelos economistas sondados pela Bloomberg, na semana que terminou a 4 de Setembro. A taxa de desemprego atingiu o nível de 9,8%, o máximo dos últimos 26 anos, segundo os mesmos dados.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio