Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estudo aponta que redução da velocidade em Lisboa vai custar mais de 200 milhões à capital

Estudo da BA&N Research Unit mostra que a redução da velocidade em Lisboa vem aumentar os custos e as emissões de gases na cidade.

Mariline Alves
17 de Maio de 2022 às 12:30
  • 23
  • ...
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou na semana passada, dia 11 de Maio, a redução dos limites máximos de velocidade em Lisboa no valor de 10km/h. A medida prevê também a eliminação do trânsito automóvel na Avenida da Liberdade aos domingos e feriados.

Um estudo da BA&N Research Unit sobre o impacto económico desta medida, revela que a diminuição da velocidade vai custar mais de 200 milhões de euros, principalmente pelo aumento dos tempos de viagem dentro da cidade.

Entre as razões para a subida substancial dos gastos está o aumento do tempo adicional de viagem que terá um custo de 120 milhões, o tempo gasto pelos passageiros estimado em 72 milhões e ainda o consumo adicional de combustível, que se situa nos 21 milhões.

A iniciativa da qual resultou esta proposta - "contra a guerra, pelo clima: proposta pela redução da dependência dos combustíveis fósseis na cidade de Lisboa" pode não ser exatamente assim. De acordo com a mesma nota é igualmente esperada a subida do consumo de combustíveis e emissões de CO2. Estima-se que as emissões de dióxido de carbono aumentem em 6,8% e o consumo de combustível 7%, tudo devido à passagem de mais tempo na estrada.

Trata-se na totalidade de um incremento em 20% do custo económico, se juntarmos a totalidade do tempo gasto e combustível consumido, resume o estudo.
Ver comentários
Saber mais Câmara Municipal de Lisboa transportes Lisboa sustentabilidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio