Notícia
Emprego no Norte regista maior crescimento dos últimos 18 anos
A região Norte assistiu, no primeiro trimestre deste ano, ao mais acentuado crescimento do emprego dos últimos 18 anos, pelo menos, tendo aumentado 4,2% em termos homólogos, conclui o relatório Norte Conjuntura, da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDRN).
"Seguindo a tendência a nível nacional, a Região do Norte assistiu, no primeiro trimestre de 2017, à aceleração do crescimento do emprego, atingindo, em termos homólogos, a variação mais elevada de que há registo", ou seja, "desde há, pelo menos, 18 anos", sublinha o Norte Conjuntura, o relatório trimestral da Comissão de coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN), divulgado esta terça-feira, 20 de Junho.
A subida de 4,2% no emprego da região, em relação a um ano antes, equivale a mais cerca de 65 mil pessoas empregadas, depois de no trimestre anterior ter crescido 2,2%.
De acordo com o mesmo relatório, o crescimento da população empregada na região, entre o primeiro trimestre de 2016 e o deste ano, foi responsável por quase metade (45%) do aumento registado ao nível nacional.
A região Norte terminou o primeiro trimestre com 70,1% da população entre os 20 e os 64 anos empregada, "atingindo o valor mais elevado dos últimos oito anos".
A subida verificada foi sobretudo impulsionada pelo ramo de actividade dos transportes e armazenagem, com mais cerca de 16 mil pessoas empregadas do que um ano antes, o que representa um aumento homólogo de 37,4%, e pelas actividades de consultoria, científicas, técnicas e similares, com mais cerca de 14 mil empregados, o que traduz um crescimento de 24,1% face ao mesmo período do ano passado.
Seguem-se os sectores do alojamento, restauração e similares - mais 12 mil empregados (um aumento homólogo de 21,1%); da educação - mais 11 mil pessoas empregadas (subida de 9,6%); e ainda das actividades administrativas e dos serviços de apoio - mais 9 mil empregados (crescimento de 23,6%).