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Turismo e zona Sul "bronzeiam" contratações durante o Verão
As intenções de recrutamento parecem acompanhar o movimento típico dos portugueses entre Julho e Setembro. Inquérito da ManpowerGroup alerta os empregadores para a "pressão adicional e crescente" na retenção do talento.
As empresas portuguesas prevêem uma criação líquida de emprego de 12% nos próximos três meses, dois pontos acima da projecção feita no trimestre anterior, em resultado de 15% dos empregadores anteciparem um aumento nas contratações e de apenas 3% estimarem uma diminuição.
De acordo com a mais recente edição do "ManpowerGroup Employment Outlook Survey", que teve a participação de 625 empresas em Portugal e projecta uma subida das contratações nos nove sectores analisados, a área do turismo, que inclui a restauração e a hotelaria, é o que mais irá contribuir para a criação líquida de emprego (+29%) nos três meses do Verão. E também a que reporta uma melhoria mais acentuada, de 13 pontos, face ao segundo trimestre.
Em termos geográficos, a região Sul é a que mais sobe em relação ao estudo anterior e aquela que concentra as melhores perspectivas de criação líquida de emprego (+21%) neste período marcado pelas férias. Ainda assim, também os empregadores do Centro (+11%) e do Norte (+10%) evidenciem um considerável optimismo ao nível das contratações.
O estudo trimestral desta multinacional de Recursos Humanos, presente no mercado português desde 1962, analisa ainda a criação líquida de emprego mediante a dimensão das empresas. E mostra que são as grandes (21%), mais do que as pequenas (14%), as médias (13%) ou as micro (8%) que mais processos de recrutamento irão concretizar entre Julho e Setembro deste ano.
Com a busca por talento a aumentar para preencher mais postos de trabalho, ao mesmo tempo que a taxa de desemprego tem vindo a recuar, o director da ManpowerGroup Portugal, Nuno Gameiro, sublinha que "o foco das empresas será reajustado para a reformulação e melhoria de competências das suas pessoas, o que colocará uma pressão adicional e crescente na vertente de retenção do talento".
"As empresas que procuram ampliar as suas equipas terão de manter-se muito atentas às expectativas dos candidatos, aquilo que mais valorizam para a decisão num processo de mudança profissional. Os tempos que se aproximam são excitantes e de grandes desafios para a actividade de recrutamento, obrigando ao desenvolvimento de novos modelos e processos operacionais para garantir a atracção do talento certo", atesta o gestor da filial deste grupo americano, que em 2008, após comprar o franchising, passou a ter presença directa em Portugal.