Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eleições na Grécia preocupam Banco Central Europeu

Nowotny, membro do Conselho do BCE, vê nas eleições gregas riscos para a crise da dívida na Zona Euro.

16 de Abril de 2012 às 11:51
  • 2
  • ...
Ewald Nowotny (na foto), membro do Conselho do BCE, diz que vê nas eleições gregas riscos para a crise da dívida na Zona Euro. “Vejo riscos no campo político. As eleições estão marcadas para inícios de Maio e não tenho a certeza de que haja uma maioria que prossiga com o actual programa económico”, declarou em entrevista ao jornal austríaco “Voralberger Nachrichten”, publicada no sábado.

Recorde-se que o actual primeiro-ministro interino da Grécia, Lucas Papademos, sucedeu a George Papandreou em Novembro, depois de este ter afundado politicamente – sendo alvo de críticas até por parte do seu próprio partido, o Pasok – ao dizer que estava a pensar avançar com um referendo ao segundo pacote de resgate do país.

Papademos assumiu funções com a missão de assegurar um segundo pacote de financiamento internacional, no valor de 130 mil milhões de euros, delineado na cimeira europeia de 26 e 27 de Outubro.

Relativamente aos restantes países da “periferia” do euro, Nowotny, que é também governador do banco central da Áustria, sublinhou que Itália e Espanha também levaram a cabo reformas e que agora tem que lhes ser dado tempo. Acrescentou ainda que a situação em Portugal e na Irlanda melhorou. “O maior risco é a Grécia”, disse ao jornal.

Nowotny salientou igualmente que considera a anunciada reavaliação de 110 bancos europeus por parte da agência de “rating” Moody’s como potencialmente “desestabilizadora” para a Europa.
Ver comentários
Saber mais Eleições na Grécia BCE Nowotny Zona Euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio