Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida pública custou 415 euros em juros a cada português

Sabia que é muito provável que no ano passado tenha pago bem mais em juros de dívida pública do que pagou ao seu banco em juros pelo seu crédito à habitação? Pois é verdade. Cálculos muito simplificados apontam para que os juros anuais de um empréstimo de

04 de Julho de 2007 às 07:10
  • ...

Sabia que é muito provável que no ano passado tenha pago bem mais em juros de dívida pública do que pagou ao seu banco em juros pelo seu crédito à habitação? Pois é verdade. Cálculos muito simplificados apontam para que os juros anuais de um empréstimo de 150 mil euros andem por volta dos 250 euros.

Ora, no ano passado, os juros pagos pelo Estado aos investidores que compraram títulos de dívida pública ascenderam a 4.366 milhões de euros: dividindo por 10,5 milhões de portugueses resulta qualquer coisa como 415 euros (mais 11% que em 2005).

Há dois factores que contribuem para a elevada factura anual. Por um lado, o endividamento directo do Estado cresceu cerca de 7% face a 2005, ultrapassando os 108 mil milhões de euros (70% do PIB). Por outro, como disse ao JdN há umas semanas o presidente do instituto que gere a divida pública, "não há milagres" que salvem o Estado do impacto da subida de juros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio