Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Custos de construção de novas casas sobem 11,6% em março

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 11,6% em março, face ao mesmo período de 2021. Esta subida nos custos é justificada em parte pelo aumento dos preços dos materiais.

68% dos prédios continua por avaliar, pagando IMI "reduzido"
10 de Maio de 2022 às 11:30
  • ...

Em março, os custos de construção de habitação nova subiram 11,6% face ao mesmo mês do ano passado, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta terça-feira. Face ao mês anterior, este novo valor representa um aumento de três pontos percentuais.

O INE nota que esta variação nos preços está "particularmente" ligada à componente dos materiais. Em março, o preço dos materiais subiu 15,3% em termos homólogos e o custo da mão de obra registou uma subida de 6,4%.

No caso dos materiais, esta variação reflete uma diferença de cinco pontos percentuais relativamente a fevereiro, quando se registou um aumento de 10,3%. Há um ano, em março de 2021, os custos dos materiais estavam nos 2,7%. Os maiores contributos para a variação de preços nos materiais vieram dos aços, produtos cerâmicos, gasóleo, videos, aglomerados e ladrilhos de cortiça e madeiras e derivados de madeira. O INE indica que todos estes materiais registaram crescimentos homólogos acima de 20%.

A mão-de-obra aumentou ligeiramente face a fevereiro de 2022, quando estava nos 6,3%.

Ver comentários
Saber mais INE construção habitação nova preços materiais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio