Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos investidores alemães sobe para máximo de um ano

A confiança dos investidores alemães subiu em Agosto pelo oitavo mês consecutivo para o valor mais alto em um ano, mais um sinal de que a maior economia da Zona Euro pode recuperar no final do ano de uma recessão no primeiro semestre.

19 de Agosto de 2003 às 11:33
  • ...
A confiança dos investidores alemães subiu em Agosto pelo oitavo mês consecutivo para o valor mais alto em um ano, no que constitui mais um sinal de que a maior economia da Zona Euro pode recuperar no final do ano de uma recessão nos primeiros seis meses do ano.

O índice que mede a expectativas dos investidores em relação ao crescimento económico subiu para os 52,5 pontos de 41,9 pontos em Julho, indicou o instituto alemão de análise económica ZEW Center for European Economic Research. A expressão da subida surpreendeu os economistas, que a projectavam para os 46,9 pontos.

Cortes dos custos, a par do acesso mais barato ao crédito desde 1876, ajudaram empresas como a Deutsche Telekom e o Deutsche Bank a regressarem aos lucros no segundo trimestre.

As perspectivas de cortes dos impostos no montante de 22 mil milhões de euros no próximo ano e de uma aceleração da economia norte-americana deverá reanimar o crescimento no segundo semestre.

O ZEW, que consultou 310 analistas e investidores institucionais entre 28 de Julho e 18 de Agosto, sublinha que o seu estudo aponta para o clima de negócios com seis meses de antecedência.

Os índices do instituto representam a diferença entre as respostas positivas e negativas num inquérito a investidores institucionais e analistas. A média do índice de longo prazo do ZEW para a Alemanha é de 33 pontos.

A economia da Zona Euro manteve-se estagnada no segundo trimestre, como indicou na semana passada o departamento europeu de estatísticas, Eurostat. A Alemanha, Itália e Holanda encontram-se em recessão, depois da apreciação do euro para níveis recorde no início do ano ter minado as exportações destes países.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio