Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cavaco despede-se da Noruega convicto no reforço da cooperação com Portugal

O Presidente da República disse esta terça-feira que se 'despede' da Noruega com a convicção de que o Governo naquele país está muito aberto a reforçar a cooperação com Portugal nos sectores do mar, da energia e das relações comerciais e de investimento.

Correio da Manhã
05 de Maio de 2015 às 21:34
  • 4
  • ...

"As relações políticas entre Portugal e a Noruega são excelentes, levo comigo a convicção de que, depois desta visita, os noruegueses ficam a conhecer melhor Portugal, levo comigo a convicção de que o Governo norueguês está muito aberto a reforçar a cooperação com Portugal", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, que termina na quarta-feira uma visita de três dias à Noruega.

 

Numa conversa com os jornalistas num hotel em Bergen, onde chegou esta tarde, depois de um dia e meio passado em Oslo, Cavaco Silva fez um balanço da visita, lembrando que a deslocação tinha três agendas perfeitamente definidas: a agenda do mar, da energia e das relações comerciais e de investimento.

 

Trata-se de áreas em que, segundo o Presidente da República, o Governo norueguês parece estar disposto a reforçar a cooperação com Portugal.

 

Revendo os principais pontos do programa que cumpriu desde segunda-feira de manhã, Cavaco Silva destacou a "agenda do mar", que "ocupou muito das conversações e dos debates que tiveram lugar" entre "dois grandes países oceânicos" e que resultaram no estabelecimento de contactos importantes entre empresários de biotecnologia.

 

Na "agenda da energia", continuou Cavaco Silva, o acento tónico foi colocado nas energias renováveis, área em que Portugal é apontado como exemplo na União Europeia, com o pequeno-almoço de trabalho que juntou esta manhã empresários portugueses e noruegueses a marcar o ponto alto do programa dedicado a este sector.

 

"Nos contactos estabelecidos fiquei com a impressão de que é possível uma cooperação também pensando em países terceiros", relatou o chefe de Estado, referindo que os noruegueses reconhecem a competência dos portugueses na área e a facilidade que têm para entrar nos países da lusofonia. "Foi um pequeno-almoço de negócios muito proveitoso", enfatizou.

 

Na área das relações comerciais e de investimento, os empresários portugueses estão a dar uma atenção particular ao grande plano de infra-estruturas rodoviárias, contou ainda o Presidente da República. "Fiquei com a ideia de que, agora, as autoridades norueguesas conhecem melhor as potencialidades de Portugal nas mais variadas áreas", sublinhou.

 

Depois da conversa com os jornalistas, o Presidente da República encontrou-se com a comunidade portuguesa residente na Noruega e assistiu a um concerto do fadista Ricardo Ribeiro.

Ver comentários
Saber mais Noruega Cavaco Silva Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio