Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Batasuna rejeita implicação da ETA nos atentados de Madrid (act)

A organização separatista basca ETA não é responsável pelos atentados desta manhã em Madrid, afirmou o líder do partido basco Herri Batasuna, Arnaldo Otegi. O responsável político atribuiu o ataque, que causou a morte a pelo menos 173 pessoas e ferimentos

11 de Março de 2004 às 12:30
  • ...

A organização separatista basca ETA não é responsável pelos atentados desta manhã em Madrid, afirmou o líder do partido basco Herri Batasuna, Arnaldo Otegi. O responsável político atribuiu o ataque, que causou a morte a pelo menos 173 pessoas e ferimentos a outras 690, à «resistência árabe».

A série de explosões que atingiram três comboios esta manhã na capital espanhola foram atribuídos pelo Governo de Espanha à ETA. O porta-voz do executivo, Eduardo Zaplana, apontou o dedo à organização separatista basca, dizendo que a ETA é «um banco criminoso de assassinos».

Arnaldo Otegi disse à agência noticiosa francesa AFP, que se «recusava a acreditar» que a ETA pudesse estar por trás destes ataques. O Herri Batasuna é visto como o «braço político» da ETA, tendo a sua acção como partido sido ilegalizada em 2003.

Este foi já considerado o mais violento atentado em Espanha, provocando 131 mortos e 400 feridos.

Em consequência, os partidos políticos deram por terminada a campanha eleitoral que decorria em Espanha, tendo em vista as eleições legislativas de 14 de Março próximo. Os clubes de futebol espanhóis que disputam hoje partidas internacionais pediram já o adiamento dos jogos.

O Presidente da República, Jorge Sampaio, vai hoje receber o embaixador epsanhol, Carlos Carderera Soler, às 12 horas no Palácio de Belém. A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Teresa Patrício Gouveia, já recebeu o mesmo diplomata esta manhã.

A Organização das Nações Unidas (ONU) consideraram os ataques desta manhã «um acto monstruoso».

Os mercados europeus seguiam em queda. O índice espanhol IBEX caía 2,32% para os 8.100,00 pontos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio