Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Inglaterra admite subir taxas de juro em 2002

O Banco de Inglaterra poderá aumentar a sua taxa directora em 2002, caso o crescimento do consumo leve a um agravamento das pressões inflacionistas, disse o Governador da instituição, Edward...

04 de Janeiro de 2002 às 11:15
  • ...
O Banco de Inglaterra poderá aumentar a sua taxa directora em 2002, caso o crescimento do consumo leve a um agravamento das pressões inflacionistas, disse o Governador da instituição, Edward George.

«Se a economia mundial começar a recuperar a partir de meados do ano, como esperamos, a procura terá de moderar-se», afirmou o dirigente da autoridade monetária britânica, citado pelas agências internacionais.

«Poderemos ter de agir para levar a essa moderação, e nesse caso teríamos de subir as taxas de juro», acrescentou o mesmo responsável.

A taxa de juro de referência do Banco de Inglaterra situa-se actualmente nos 4%, depois de sete reduções efectuadas no decorrer de 2001, na tentativa de contrariar o abrandamento económico.

O Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Wim Duisenberg, já ameaçou que a autoridade monetária da Zona Euro poderá subir a sua taxa directora caso os salários na área do euro sejam aumentados em excesso este ano.

No decorrer de 2001, o BCE cortou a sua principal taxa de juro num total de 150 pontos base, para os 3,25%, um nível que foi mantido na reunião de ontem da instituição.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio