Notícia
Banco Central corta juros brasileiros para 18,5%
O Banco Central do Brasil anunciou, ontem à noite, que reduziu em 50 pontos base, a principal taxa de juros para 18,5% ao ano, o terceiro corte consecutivo desde Setembro. Em três meses, a autoridade monetária já baixou os juros em 1,25 pontos percentuais
O Banco Central do Brasil anunciou, ontem à noite, que reduziu em 50 pontos base, a principal taxa de juros para 18,5% ao ano, o terceiro corte consecutivo desde Setembro. Em três meses, a autoridade monetária já baixou os juros em 1,25 pontos percentuais.
Este é a taxa mais baixa desde Fevereiro último. Em comunicado, o Banco Central anuncia o corte. «Dando prosseguimento ao processo de flexibilização da política monetária iniciado na reunião de Setembro de 2005, o Comité de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 18,50% ao ano, sem viés (sem previsões de alteração até à próxima reunião)».
Esta decisão ficou dentro das expectativas do mercado, embora alguns analistas considerassem que o corte poderia ser mais conservador.
As razões para o corte só são conhecidas quando o Banco Central divulgar a acta da reunião do Copom mas os analistas entendem que a menor pressão inflacionista e o crescimento da economia mais fraco que o esperado põe estar na base na decisão do Copom.
*Correspondente em São Paulo