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Avelino Jesus: Estudos que justificam procura do TGV são "empolados"

Avelino Jesus, que se demitiu do grupo de trabalho que reavaliava as parcerias público-privadas, diz que os estudos "são elaborados para justificar projectos" e a expectativa da procura por projectos como o TGV é "empolada".

29 de Março de 2011 às 11:35
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Avelino Jesus afirmou perante a Comissão de Obras Públicas sobre o TGV e a procura por este serviço que “os consultores dizem o que as pessoas que fazem a encomenda querem ouvir.”

E exemplifica: no caso da ligação do TGV entre Lisboa e Madrid, os estudos dizem que no primeiro ano da operação a procura será de 4,7 milhões de passageiros. Seis ou sete anos depois a procura deverá atingir os 10 milhões de passageiros.

Comparativamente, a linha do TGV que liga Madrid a Valência, e que acabou de ser inaugurada, teve uma procura de 280 mil nos dois primeiros meses, o que corresponde a cerca de 1,5 milhões de passageiros num ano.

“Este tipo de diferenças encontramos sistematicamente não só em Portugal nos lançamentos do TGV. Os estudos são elaborados para justificar projectos. São empolados nesta ordem de grandeza e são radicalmente diferentes do esperado”, acusa o responsável, que, em Março, se demitiu do grupo de trabalho que reavaliava as parcerias público-privadas por considerar que não tinha condições para continuar.

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