Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Atividade industrial dos EUA cai para mínimos de 10 anos

Quando se esperava uma recuperação da atividade industrial dos EUA, depois de em agosto ter caído para o fosso da contração, tal não aconteceu. Em setembro, não só se manteve abaixo dos 50 pontos, como caiu para mínimos de 2009.

Amândia Queirós
01 de Outubro de 2019 às 15:56
  • 1
  • ...

O ISM, instituto que mede o pulso à saúde fabril nos EUA, divulgou que em setembro o indicador de atividade industrial do país derrapou para 47,8 pontos, um mínimo desde 2009, depois de em agosto já ter caído para abaixo da marca dos 50 pontos, que separa a contração da expansão.

Os principais mercados de Wall Street abriram a sessão de hoje em alta, animados com a expectativa de que os dados industriais no país superassem a marca dos 50 pontos, tal como os analistas previam.

A dececionante atividade industrial da maior economia do mundo, levou o presidente do país, Donald Trump, a tecer novas criticas ao líder da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell, através do Twitter, acusando-o de ter feito com que o dólar ficasse demasiado forte, face às moedas rivais, afetando a indústria.  

No entanto, uma deceção na divulgação dos dados empurrou os índices para território negativo. Por esta altura, o Nasdaq cai 0,08% para os 7.993,33 pontos, o Dow Jones perde 0,42% para 26.802,98 pontos e o Standard & Poor’s 500 desvaloriza 0,24% para os 2.969,72 pontos.

Os empregos no setor da indústria também caíram para mínimos desde janeiro de 2016, antecipando dados negativos do emprego em toda a economia, que serão divulgados na sexta-feira.

Setembro marca o segundo mês consecutivo em que este índice se fixa em território de contração, apelando a mais medidas futuras por parte da reserva federal dos EUA.

Hoje, na Zona Euro, o IHS Markit anunciou também que a atividade industrial da região caiu para mínimos de outubro de 2012, com as fábricas alemãs a conhecerem o seu pior mês, em termos de atividade, desde a última crise financeira.

O índice IHS Markit para a atividade industrial na região caiu para 45,7 pontos no mês passado, acima do esperado (45,6 pontos), mas a manter a tendência de quedas. A marca dos 50 pontos separa a contração da expansão.

Ver comentários
Saber mais EUA atividade industrial crise Europa dados ISM
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio