Notícia
Assinatura tira 8% de clientes ao fixo e serviços móveis tiram 30%
Segundo um inquérito realizado pela Marketst, a pedido da Anacom, 59,2% dos lares nacionais dispunham de telefone fixo em Dezembro último. A assinatura mensal e o telemóvel são as principais razões que afastam clientes do fixo.
Segundo um inquérito realizado pela Marketst, a pedido da Anacom, 59,2% dos lares nacionais dispunham de telefone fixo em Dezembro último. A assinatura mensal e o telemóvel são as principais razões que afastam clientes do fixo.
A utilização do telemóvel foi apontada por 75,3% dos lares sem fixo, como a justificação, enquanto que a existência de assinatura foi referida por 19,5% dos lares sem fixo como razão.
Em termos de resultados totais, estes valores significam que 30,8% dos inquiridos abdicou do fixo por causa do telemóvel, e que os restantes 7,9% o fizeram por causa da assinatura.
Os dados divulgados pela Anacom, obtidos através de 2.519 entrevistas realizadas pela Marktest, apontam que 82,2% dos lares com rede fixa são clientes da PT, seguindo-se a Tele2 (13,1%), e a Cabovisão (7,4%).
O regulador das comunicações realça no comunicado que "em Dezembro de 2006, 40,6% dos clientes do serviço telefónico fixo já tinham mudado pelo menos uma vez de operador de rede fixa. Destes, 85,5% recorreram à portabilidade do número fixo".
Segundo a Marktest, a "insatisfação com os preços" continua a ser o principal motivo para a mudança de operador (48,9% contra 6,7% em Fevereiro), sendo que o facto de "o novo operador não cobra[r] assinatura" é a segunda principal motivação de mudança (para 19% dos inquiridos).