Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Argelinos com vistos “gold”

Além destes vistos “gold”, os governos dos dois países acordaram novas ligações aéreas e o aumento da exportação de carne de vaca para a Argélia.

Miguel Baltazar/Negócios
20 de Março de 2014 às 13:40
  • ...

Paulo Portas anunciou esta quinta-feira, durante a sua visita à Argélia, a concessão de dois vistos “gold” a cidadãos argelinos. Estes vistos, que se traduzem numa autorização de residência, foram atribuídos pelo facto dos dois empresários terem adquirido participações em duas empresas portuguesas do sector dos materiais de construção que se dedicam, em particular, à produção de telhas, para as quais contrataram mais de 10 trabalhadores.

 

Esta decisão foi comunicada na conclusão da 4ª reunião do grupo de trabalho económico luso-argelino, na qual a delegação portuguesa foi liderada pelo vice-primeiro-ministro. O programa dos vistos “gold”, que está em vigor há cerca de um ano, registou a atribuição de autorizações sobretudo por aquisição de casas, permitindo um aumento de 46% nas transacções imobiliárias em Portugal.

 

Além destes vistos “gold”, os governos dos dois países acordaram novas ligações aéreas e o aumento da exportação de carne de vaca para a Argélia. Neste último caso, trata-se de um mercado de elevado potencial, composto por 38 milhões de consumidores. Ficou também acordado que a companhia aérea Air Algérie começará a voar, a partir de dia 14 de Abril, duas vezes por semana para Lisboa.

 

No decurso desta missão de diplomacia económica, o Governo argelino informou ainda ter escolhido a empresa Coba para proceder à concepção e fiscalização de 67 barragens. Foram ainda estabelecidas parcerias entre a Visabeira para o mercado de televisão por cabo, a SIBS no domínio das transacções bancárias e o consórcio E-xample nas tecnologias de educação.

 

Paulo Portas, na sua deslocação de dois dias a Argel, que hoje termina, manteve reuniões com o primeiro-ministro argelino e com os ministros das Obras Públicas, dos Transportes, da Energia, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Turismo e da Juventude e Desportos. Os secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, e da Inovação, investimento e Competitividade, Pedro Pereira Gonçalves, acompanharam o vice-primeiro-ministro nesta viagem.

 

Ver comentários
Saber mais Paulo Portas Argélia Air Algérie Coba Visabeira SIBS consórcio E-xample Argel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio