Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Áustria recusa obrigações e governo europeu

Chanceler austríaco desaprova emissão conjunta de dívida pública. Diz ainda que um Governo económico para a Zona Euro é uma ideia que dificilmente terá pernas para andar.

23 de Agosto de 2011 às 15:00
  • 2
  • ...
À semelhança de França, Alemanha, Holanda e Finlândia, também a Áustria – que dispõe igualmente de “rating” máximo (AAA) – discorda da possibilidade de a Zona Euro lançar emissões obrigacionistas conjuntas, que tenderia a fazer com que estes países passassem a pagar mais para se financiar para que outros, como Portugal, Grécia ou Irlanda, pagassem menos.

Werner Faymann, chanceler social-democrata, confirmou hoje que partilha da opinião que tem vindo a ser expressa pela sua ministra das Finanças, a conservadora Maria Fekter, considerando que quer as obrigações europeias quer a criação, proposta por Ângela Merkel e Nicolas Sarkozy, de um Governo económico para a Zona Euro são assuntos que alimentam um “debate puramente teórico”.

Numa declaração para assinalar a rentrée política, Faymann acrescenta que passar da teoria à prática tenderá a revelar-se uma missão impossível.

“Quem conhece a dificuldade que é rever os Tratados europeus, dado que temos 44 partidos políticos nos Governos, tem a obrigação de saber que se trata de propostas impraticáveis”.
Ver comentários
Saber mais Áustria obrigações europeias Governo económico
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio