Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Revista do ano: Março

Até 30 de Dezembro, o Negócios faz o balanço dos temas nacionais e internacionais que marcaram cada um dos 12 meses do calendário. Embarque na leitura, viaje até ao passado recente e recorde os assuntos, os protagonistas e as frases que vão ficar na história das notícias deste ano de 2013.

  • ...

 Os acontecimentos nacionais que marcaram o mês de Março

 

5 de Março BCP fecha torneira do crédito ao futebol

O alerta foi lançado pelo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira: um banco nacional preparava-se para “sair” do futebol. O Negócios confirmou: a instituição financeira era o Millennium BCP. O banco liderado por Nuno Amado decidiu deixar de conceder créditos a clubes de futebol e não estender as maturidades dos empréstimos. O futebol é um negócio de risco e o BCP precisa, na sequência da nova estratégia comercial, de se centrar em actividades que representem um financiamento à economia, como as pequenas e médias empresas. A decisão foi tomada antes da reestruturação do Sporting.

 

5 de Março Forbes dá as boas-vindas a Isabel dos Santos ao clube dos multimilionários

As empresas portuguesas, como a Galp, Zon e BPI, ajudaram Isabel dos Santos a entrar na lista dos mais riscos da revista Forbes, publicada no terceiro mês de 2013. A empresária angolana entrou directamente para a 736ª posição, com uma riqueza avaliada, na altura, em dois mil milhões de euros. "É a primeira multimilionária de Angola e a mulher mais rica de África", resumia a Forbes.

 

7 de Março Concorrência varre toda a banca de retalho por suspeitas de cartel

A notícia surgiu com uma surpresa: a banca nacional, desde os maiores bancos às instituições financeiras internacionais a actuar em Portugal, foi alvo de buscas pela Autoridade da Concorrência. Suspeitas de cartel na definição de “spreads” e de comissões bancárias que, dias mais tarde, se veio a saber terem vindo na sequência de uma denúncia do Barclays.

 

11 de Março Exportações já quase não puxam pela economia

As exportações, a rubrica que vinha a impedir uma maior quebra da economia nacional, travaram nos últimos três meses de 2012. O que se reflectiu no desempenho do produto interno bruto português. A economia nacional resvalou 3,2% em todo o ano de 2012. Foi a terceira maior recessão de Portugal desde 1975.

 

15 de Março Termina a sétima avaliação da troika

Foi a avaliação mais difícil do programa de ajustamento económico e financeiro. Chegou ao fim a meio do terceiro mês do ano. O cálculo das previsões macroeconómicas e o corte nas despesas públicas na ordem dos 4 mil milhões de euros foram os temas que contribuíram para o demorado exame da troika. O Governo não conseguiu que a troika aceitasse uma meta de défice público para o próximo ano menos exigente e viu a estimativa para o desemprego disparar para 19%. Permaneceria.

 

19 de Março Novabase regressa ao PSI-20

Fora do principal índice da Bolsa de Lisboa desde 2007, a Novabase voltou a integrar o PSI-20 a 18 de Março, na habitual revisão anual. Substituiu o Espírito Santo Financial Group, a “holding” que detém o Banco Espírito Santo. Foi o regresso do sector das tecnológicas ao PSI-20 mas que ocorreu por pouco tempo – a empresa acabaria por sair em Junho, na revisão trimestral, dando lugar, precisamente, ao ESFG.

 

22 de Março  Sócrates está de regresso sem nunca ter saído de cena

Depois de ter estudado em Paris, José Sócrates regressa a Portugal. O antigo primeiro-ministro vai assumir funções de comentador na RTP: O anúncio não deixa ninguém indiferente, da direita à esquerda, do Governo à oposição, passando até pelos defensores do serviço público.

 

“Não é com ‘grândolas vilas morenas’ que a gente resolve nada”.

 

Alexandre Soares dos Santos, 1 de Março

 

Os acontecimentos internacionais que marcaram o mês de Março

 

4 de Março Eurogrupo começa a discutir resgate a Chipre

 

O Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças da Zona Euro, começou a discutir o resgate a Chipre no início de Março. O alerta era o de que o país, apesar do reduzido peso para a economia da Zona Euro, apresenta um risco “sistémico”. A ilha acabaria por ser notícia ao longo do mês, com o fecho temporário dos balcões dos bancos. O mês terminaria com a aprovação do plano de resgate, que penalizaria parte dos depositantes do banco em vez de exigir custos aos contribuintes.

 

4 de Março Troika quer despedir 25 mil funcionários gregos

O novo empréstimo negociado com Atenas está dependente de um acordo em relação aos despedimentos no sector público. Saem notícias de que a exigência é de um corte de 25 mil empregos até ao final do ano. O entendimento entre os credores internacionais e o governo helénico permanece difícil até ao final do ano.

 

5 de Março Hugo Chávez morre aos 58 anos

Chávez, presidente da Venezuela durante 14 anos, morre. O cancro matou Hugo Rafael Chávez Frías. As complicações devido ao estado de saúda provado pela doença acabaram por levá-lo à morte. Nicolás Maduro, seu vice-presidente, foi quem anunciou a sua morte. E foi quem o substituiu.

 

 

13 de Março Argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo Papa Francisco I

Fumo branco. A Igreja Católica tem um novo papa. É o primeiro com origem na América Latina. E é o primeiro papa Francisco. Jorge Mário Bergoglio, 76 anos, foi o escolhido como novo chefe da Igreja. O sucessor de Bento XVI representa a região do mundo que, actualmente, tem mais fiéis.

 

“Sempre dissemos que não queríamos contribuintes a salvar bancos, mas antes bancos a salvar-se a si próprios. Será esse o caso em Chipre”.

Angela Merkel, 25 de Março

 

 

Ver comentários
Saber mais revista do ano Março Chávez
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio