Notícia
Filipinas interessadas nas corvetas da Marinha
Ainda não foi feita nenhuma “manifestação concreta” de interesse, mas os representantes filipinos já fizeram duas visitas a Portugal com o objectivo de avaliar a compra de corvetas.
As Filipinas estão interessadas em adquirir as corvetas da Marinha Portuguesa, escreve esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, o Diário de Notícias.
O diário concretiza que militares deste país visitaram as instalações da Marinha e do Arsenal do Alfeite em 2016 para avaliar as condições para adquirir as duas corvetas João Coutinho e uma Batista de Andrade. Ambas estão ainda em actividade.
Uma das fontes do Diário de Notícias explica que faltam "manifestações concretas de interesse", as visitas explicam a vontade em comprar um ou mais dos três navios que Portugal quer alienar.
A confirmar-se a venda, diz o jornal, a reparação e a modernização das embarcações poderiam ser feitas no Arsenal do Alfeite, como já acontece com os navios da Marinha de Marrocos.
A Embaixada das Filipinas em Portugal não respondeu ao Diário de Notícias. O Ministério da Defesa concretizou que "não há valores pedidos" pelas corvetas.
A Marinha das Filipinas está a substituir navios que datam da Segunda Guerra Mundial, concretizando um plano de renovação da sua frota.