Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Reuniões técnicas para salvar a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva começam esta quarta-feira

Primeiro negociaram ao mais alto nível, agora avançam os técnicos. Secretaria de Estado da Cultura, Câmara Municipal de Lisboa e Santa Casa da Misericórdia reúnem-se esta quarta-feira para definir um plano que salve a FRESS.

Bruno Simão/Negócios
02 de Junho de 2015 às 19:01
  • 2
  • ...

Começam esta quarta-feira as reuniões técnicas das três entidades que estão a negociar um plano de salvação para a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva (FRESS), apurou o Jornal de Negócios junto da Secretaria de Estado da Cultura.

 

A frágil situação financeira da fundação, criada pelo avô do banqueiro Ricardo Salgado, juntou à mesma mesa a Secretaria de Estado da Cultura, a Câmara Municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia.

 

"Há dois meses que havia contactos (das três entidades) ao mais alto nível", disse fonte da Santa Casa da Misericórdia ao Negócios a 25 de Maio. Nesses encontros ficou definido que seriam feitas "reuniões técnicas regulares entre as três partes", e não existe uma data definida para uma decisão final, acrescentou a mesma fonte. A primeira reunião chegou a estar marcada para a semana passada mas foi adiada.

 

A Fundação já acumulava prejuízos há vários anos mas o "golpe" final foi o "desaparecimento" do grande mecenas da instituição, o Banco Espírito Santo. Agora a fundação precisa desesperadamente de um novo modelo de financiamento.

 

Criada pelo banqueiro e coleccionador Ricardo Espírito Santo Silva, em 1953, a Fundação teve sempre como sede o Palácio Azurara, em Lisboa. Tanto o palácio como parte da colecção privada do banqueiro foram doados ao Estado português, ainda no tempo de Salazar, para criar um museu-escola que divulgasse as artes decorativas portuguesas e os ofícios relacionados.

 

Actualmente a FRESS tem 18 oficinas de artes e ofícios tradicionais portugueses e emprega cerca de 120 pessoas. 

 

 

Ver comentários
Saber mais FRESS Banco Espírito Santo Fundação Ricardo Espírito Santo Silva Santa Casa da Misericórdia Secretaria de Estado da Cultura Câmara Municipal de Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio