Notícia
Portugal é o quinto país da União Europeia que menos gasta com cultura
Os dados são de 2015 e mostram que Portugal está entre os países que menos investe na Cultura. Por habitante, o país gasta 130 euros por ano, menos de metade da média da região.
O investimento dos 28 países da União Europeia em "recriação, cultura e religião" ascendeu a cerca de 153 mil milhões de euros, em 2015, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, 7 de Agosto, pelo Eurostat. Este valor corresponde a 1% do produto interno bruto (PIB) da região.
Portugal está entre os países que menos investem nesta área, sendo o quinto país que menor percentagem do produto aplica nestes domínios. Só a Grécia, Itália, Reino Unido (todos com 0,7% do PIB) e Irlanda (0,6%) investem menos do que o nosso país, que em 2015 gastou 0,8% do PIB nestas áreas.
A Hungria é o único país que investe mais de 2% do PIB, sendo que o segundo estado-membro que mais investe é a Estónia (2,0% do PIB).
Em valor por habitante, a média do investimento dos 28 estados-membros é de 299 euros. Portugal continua a comparar mal, já que está entre os países que menos investem, sendo o sexto com o valor mais baixo (130 euros por habitante). O país que menos investe em toda a região é a Roménia (97 euros), seguido pela Bulgária (106 euros).
Do lado oposto está o Luxemburgo, que investe 1.068 euros por habitante, seguido da Dinamarca, que investe 843 euros por habitante. O terceiro país surge distante. É a Finlândia e gasta 565 euros por habitante em "recriação, cultura e religião".
(Notícia actualizada às 14:36 a acrescentar a frase "que em 2015 gastou 0,8% do PIB nestas áreas")