Notícia
Contratos públicos aumentam 25% no semestre
O valor dos contratos públicos atingiu os 2,9 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2017. A maioria dos contratos diz respeito à aquisição de bens e serviços, escreve o Diário de Notícias.
O valor dos contratos públicos de bens e serviços junto do sector privado superou os 2,9 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2017, escreve o Diário de Notícias desta terça-feira, 8 de Agosto.
O valor revela assim uma subida de 25% face ao primeiro semestre do ano passado e representa o maior aumento de que há registo.
O montante contratado através de concursos chegou a 1,1 mil milhões de euros, enquanto os ajustes directos atingiram os 1,2 mil milhões, concretiza o jornal.
De acordo com o Instituto dos Mercados Públicos, Imobiliário e Construção, a maioria dos contratos assinados diz respeito a "compras de bens e serviços", o equivalente a 2,2 mil milhões de euros.
Os dois maiores ajustes directos são a compra de medicamentos antivirais pelo Centro Hospitalar de Lisboa Norte, com um contrato a valer 21,1 milhões e o outro 10,8 milhões.
Já o maior concurso público foi para o fornecimento de refeições em escolas públicas, com um contrato a valer 108 milhões de euros, ganho pela Uniself – Sociedade de Restaurantes Públicos e Privados.