Notícia
Planeta vermelho pode ter água em estado líquido
Há encostas de Marte em que parece escorrer água. A NASA revelou que imagens de um grupo de cientistas apontam para indícios de que há água em estado líquido no chamado planeta vermelho.
Um estudo científico descobriu indícios de que existe água em estado líquido em Marte. Segundo a NASA, agência norte-americana para o espaço e a aeronáutica, está em causa "a prova mais forte, até agora, de que há água líquida a fluir intermitentemente em Março".
Os cientistas, com base em imagens na sonda Mars Reconnaissance Orbiter (criada para descobrir provas de água em Marte), detectaram sinais de minerais hidratados, ou seja, substâncias que contêm água. Minerais que surgem nas encostas onde se parecem formam "faixas misteriosas" no planeta, indica a nota de imprensa da NASA.
Estas faixas vão sofrendo variações ao longo do tempo. As faixas "escurecem e parecem registar fluxos a descer das encostas durante as estações quentes e desaparecem nas estações mais frias". Segundo a NASA, surgem em localizações onde se verificam temperaturas superiores a 23 graus Celsius negativos.
As descobertas, que apontam ainda para a possibilidade de se tratar de água líquida salgada, foram publicadas no Nature Geoscience, num estudo liderado por Alfred S. McEwen e que conta com oito co-autores. "Determinar se existe água líquida na superfície marciana é central para perceber o ciclo hidrológico e o potencial de vida em Marte", assinala o resumo do "paper".
É este o avanço que a NASA tinha para revelar. "A Nasa vai dar pormenores sobre uma grande descoberta científica saída da exploração em curso em Marte", era a mensagem que estava presente várias horas antes do anúncio.
Water! Strong evidence that liquid water flows on present-day Mars. Details: http://t.co/0MW11SANwL #MarsAnnouncement pic.twitter.com/JNksawz2iN
— NASA (@NASA) September 28, 2015