Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ricardo Araújo Pereira: Reacções ao livro de Henrique Raposo são "inadmissíveis"

Ricardo Araújo Pereira foi um dos presentes na apresentação do livro de Henrique Raposo, "Alentejo Prometido". O humorista não deixou de criticar a "liberdade de expressão condicionada".

Marisa Cardoso/Sábado
Liliana Borges LilianaBorges@negocios.pt 08 de Março de 2016 às 22:54

"Se a liberdade de expressão é só para pessoas que dizem coisas que não ofendem ninguém, eu agradeço a liberdade de expressão mas não preciso dela. Era o que faltava", comentou ao Negócios o humorista Ricardo Araújo Pereira, presente na cerimónia de lançamento do livro "Alentejo Prometido" de Henrique Raposo.

Ricardo Araújo Pereira confessou não conhecer o autor, mas fez questão de marcar a sua presença, apresentando-se como defensor da "liberdade de expressão sem mas", de uma liberdade sem condições ou excepções à religião ou futebol. O humorista comentou ainda que "hoje em dia as pessoas ofendem-se tendencialmente com mais coisas".


"Há um clima geral em que as pessoas acham que o facto de se terem ofendido com um determinado discurso é um motivo para calar esse discurso. Isso parece-me uma regressão comparativamente a direitos que nós já tínhamos", resumiu.

"Dizer uma coisa ofensiva é legítimo e há uma resposta a isso que é legítima que é dizer outra coisa ofensiva". Por oposição, disse, "há várias ilegítimas" e exemplifica: "queimar livros, tentar impedir lançamentos, ameaçar fisicamente", aludindo às ameaças dirigidas ao autor do livro "Alentejo Prometido" e que considera "inadmissíveis". O humorista apelou ainda a que se abandone "o hábito de responder a comentários ofensivos com apelos a queimas de livros".

Apesar das ameaças mais violentas, a cerimónia de apresentação decorreu de uma forma calma sendo que a única fuga ao programa aconteceu quando cerca de uma dúzia de alentejanos se levantaram e começaram a cantar em forma de protesto, abandonando a sala de uma forma pacífica e por opção, sem ter sido necessária a intervenção das forças de segurança presentes.

Entre familiares e amigos, a apresentação do livro contou com a presença de figuras como Pedro Boucherie Mendes, anfitrião do programa Irritações que lançou a polémica à volta do livro, bem como de Francisco Pedro Balsemão, presidente do grupo Impresa, Pedro Mexia e Carla Quevedo.


Ver comentários
Saber mais Ricardo Araújo Pereira Alentejo Prometido Henrique Raposo Pedro Boucherie Mendes Francisco Pedro Balsemão Impresa Pedro Mexia Carla Quevedo media artes cultura entretenimento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio