Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lista de concelhos em risco será reavaliada a 12 de novembro, diz Costa

A primeira reavaliação dos concelhos considerados de risco para a covid-19 ocorrerá na próxima quinta-feira, 12 de novembro, Poderá haver medidas diferenciadas para os concelhos dentro desse lote com níveis de incidência mais elevados.

António Pedro Santos
08 de Novembro de 2020 às 00:50
  • ...
A lista de concelhos classificados pelo Governo como de risco para a covid-19, que atualmente inclui 121 municípios, será reavaliada pela primeira vez na próxima quinta-feira, 12 de novembro, indicou esta madrugada de domingo o primeiro-ministro.

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros que regulamentou o estado de emergência que entra em vigor às 00:00 de segunda-feira, 9 de novembro, António Costa revelou que poderão existir medidas diferenciadas em função da evolução epidemiológica nos diversos municípios que estão na "lista vermelha".

"Tem se verificado ao longo destes 15 dias uma evolução muito diferenciada na evolução epidemiológica no conjunto destes 121 concelhos. E, por isso, pode vir a justificar-se que na próxima quinta-feira adotemos já medidas diferenciadas para os diferentes concelhos", avançou.

Costa referiu que Paços de Ferreira, "o caso mais grave", apresentava "uma taxa de incidência de mais de quatro mil casos acumulados por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias", sem especificar a que data se reportava. "O que é uma situação objetivamente muito diferente de um concelho que tenha os 240, e, portanto, vamos, muito provavelmente, ter de adotar medidas mais diferenciadas para estes concelhos que têm níveis de incidência muitíssimo mais elevados do que os outros", rematou.

O critério definido para classificar um município como sendo de risco é o de 240 casos por 100 mil habitantes nos 14 dias anteriores.

As palavras de Costa indiciam um forte aumento no número de contágios em Paços de Ferreira, uma vez que a 26 de outubro, último dia em que os dados por concelho foram reportados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), o concelho pacense apresentava 1.951,4 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, um valor que, de acordo com primeiro-ministro terá mais do que duplicado. Mais. Paços de Ferreira necessita de ter registado 2.270 contágios em 14 dias para superar os quatro mil por 100 mil residentes. A 26 de outubro, o concelho somava 1.845 casos acumulados.

António Costa disse temer que entrem novos concelhos para a lista, mas também ter a esperança de que haja concelhos a sair.

A lista anunciada pelo Governo a 31 de outubro foi elaborada com base nos casos por concelho no período entre 16 e 29 de outubro, indicou ao Negócios fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro. Já as autarquias referiram desconhecer as datas usadas para o cálculo, bem como as que seriam utilizadas na atualização da lista.
Ver comentários
Saber mais António Costa Conselho de Ministros lista concelhos em risco covid estado de emergência
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio