Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Zona Euro acelera apesar da Alemanha perder velocidade e do regresso da Grécia à recessão

O PIB conjunto da união monetária cresceu no arranque do ano 1% em termos homólogos e 0,4% por comparação com o trimestre anterior. Portugal acelerou no mesmo período 1,4% e 0,4%, respectivamente. A Alemanha perdeu velocidade, ao invés da França, Itália e Espanha. Chipre saiu de recessão. Já Finlândia e Grécia voltaram a mergulhar nela.

13 de Maio de 2015 às 10:18
  • 6
  • ...

No arranque deste ano, o PIB conjunto da união monetária cresceu 1% em termos homólogos (0,9% no trimestre anterior) e 0,4% por comparação com o trimestre anterior, acima dos 0,3% registados nos três meses anteriores.

 

O ritmo de aceleração do crescimento da Zona Euro foi ao encontro das expectativas dos economistas e ocorreu não obstante a travagem na sua maior economia. A Alemanha cresceu nos três primeiros meses do ano 1% em termos homólogos e 0,3% em cadeia, em ambos os casos menos do que no trimestre anterior (1,5% e 0,7%, respectivamente). A contribuir com um efeito negativo sobre o crescimento económico esteve, essencialmente, o comércio externo: as exportações de bens e serviços subiram mas de forma insuficiente para compensar "um muito mais forte aumento das importações", refere o instituto alemão de estatística. Estado e o consumo das famílias deram contributos positivos.

 

Já em França , Itália e Espanha o início do ano coincidiu com mais crescimento económico, quer quando medido em termos homólogos quer em cadeia, tendo o melhor registo sido o espanhol: o PIB do maior cliente e fornecedor de Portugal acelerou para 2,6% na comparação com o primeiro trimestre de 2014 e para 0,9% face aos últimos três meses do ano passado.

 

Portugal também compara bem com o desempenho médio da Zona Euro, depois de ter registado uma duplicação da taxa de crescimento homóloga (que passou de 0,6% para 1,4%) e mantido em 0,4% o ritmo de progressão face ao trimestre imediatamente anterior.

 

Os dados do Eurostat permitem ainda concluir que Chipre, o último dos países do euro resgatados, quebrou no primeiro trimestre deste ano um longo ciclo de recessão, ao passo Grécia voltou a mergulhar nela, juntamente com a Finlândia, ao somarem dois trimestres consecutivos de quebra do PIB em cadeia.

 

(Notícia actualizada às 10h45)

Ver comentários
Saber mais Zona Euro PIB primeiro trimestre 2015 recessão Grécia Alemanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio