Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sentimento económico na Zona Euro sobe pela primeira vez em três meses

Portugal registou uma subida de 101.6 para 103.1 pontos entre Setembro e Outubro no sentimento de confiança de empresários e consumidores. Todos os sectores registaram um aumento da confiança em Portugal, excepto o retalho

30 de Outubro de 2014 às 11:54
  • ...

O sentimento económico na Zona Euro subiu em Outubro pela primeira vez em três meses. O índice de confiança dos consumidores e dos empresários subiu 0,8 pontos e regressou a um registo acima de 100 pontos - 100,7 -, segundo o inquérito da Comissão Europeia, divulgado esta quinta-feira, 30 de Outubro. A subida contrariou as estimativas dos economistas que previam uma queda para 99,7 pontos, segundo um inquérito realizado pela Bloomberg.

 

Na União Europeia o sentimento de confiança subiu 5 pontos base em Outubro para 104,0 pontos. O indicador registou uma subida assinalável na Polónia (+2,9), a par de uma queda acima de dois pontos no Reino Unido (-2,1).

 

Portugal registou uma subida de 101,6 para 103,1 pontos entre Setembro e Outubro. Todos os sectores registaram um aumento da confiança em Portugal, excepto o retalho que caiu de 2,0 para 0,7 pontos. Já a indústria (-6,0), serviços (3,0) e construção (-39,0) registaram um aumento da confiança.

 

Ao mesmo tempo, a confiança do consumidor melhorou de -23,9 para -20,0, o valor mais elevado desde Novembro do ano passado.

 

Na Zona Euro, o sentimento da confiança aumentou em todos os sectores económicos, com subidas mais acentuadas no retalho (+0,9) e serviços (+1,2). A indústria registou apenas um ligeiro aumento (+0,4), enquanto os serviços financeiros registaram uma queda (-4,3) A construção foi o sector onde a confiança mais subiu (+3,1) devido aos empresários do sector estarem mais confiantes em termos de contratações e encomendas.

 

O sentimento de confiança do consumidor permaneceu praticamente estável (0,3%), devido à melhoria da perspectiva económica e sobre o desemprego.

 

Entre as maiores economias da Zona Euro, o sentimento de confiança apenas caiu em Espanha (-0,7%). Enquanto subiu na Holanda (2,1%), França (1,1%), Alemanha (0,6%) e Itália (0,5%).

Ver comentários
Saber mais sentimento de confiança Portugal Zona Euro União Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio