Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Recessão superior a 2% em 2013 é mais provável

A queda do PIB no final do ano superou a generalidade das previsões, fazendo aumentar a probabilidade da economia contrair mais de 2%, conclui-se das análises na “reacção dos economistas” do Massa Monetária.

14 de Fevereiro de 2013 às 18:00
  • 1
  • ...

Os maus resultados da economia no final do ano deverão reflectir uma economia em estado choque perante os anúncios de austeridade do final do ano passado, consideram os especialistas que contribuem para a “reacção dos economistas” do Massa Monetária.

 

Ricardo Santos do BNP Paribas espera agora uma recessão de 2,7% em 2013. Rui Bernardes Serra, do Montepio, aponta para uma queda entre 2% e 2,5%. A equipa da Católica não actualiza previsões, mas a sua última estimativa para 2013 foi de uma queda de 2,4%.

  

Trata-se de uma duplicação do ritmo de contração observado no 3ºT2012 e da maior queda desde o 1ºT2009, quando a economia mundial se encontrava em plena Grande Recessão.
 
Rui Bernardes Serra, Montepio

 

É legítimo supor que há fenómenos estatísticos, de calendário e comportamentais (relacionados, por exemplo, com a incerteza relativa ao impacto das medidas orçamentais anunciadas para o ano seguinte) que podem explicar uma parcela importante desta quebra tão forte do PIB no 4º trimestre.
 
NECEP, Universidade Católica

 

Não podemos excluir outro choque de confiança como o que vimos em Setembro de 2012. O governo deverá apresentar no final deste mês um plano detalhado de cortes na despesa de 4 mil milhões de euros para serem implementados principalmente em 2014.
 
Ricardo Santos, BNP Paribas

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio