Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial da Alemanha sobe pela primeira vez em quatro meses mas fica abaixo das estimativas

Em Junho a produção industrial alemã cresceu apenas 0,3%, um valor abaixo das previsões de 1,2%. A situação na Ucrânia poderá estar a afectar negativamente a maior economia europeia, até porque a Alemanha é o principal parceiro económico europeu da Rússia.

Reuters
07 de Agosto de 2014 às 09:33
  • ...

Depois de três meses a cair, a produção industrial da Alemanha voltou a conhecer uma evolução positiva no passado mês de Maio. Ainda assim o avanço de 0,3% ficou muito abaixo das estimativas de 1,2% avançadas pelos economistas consultados pela Bloomberg.

 

Já comparativamente com o período homólogo, a produção industrial alemã caiu 0,5% em Junho.

 

Depois de esta quarta-feira terem sido avançados os números relativos às encomendas à indústria alemã, que registaram uma queda inesperada em Junho, tornou-se expectável que os valores da produção industrial acabassem por ficar aquém das previsões iniciais.

 

O banco central alemão referiu entretanto que a tensão geopolítica na Ucrânia deverá contribuir para a provável estagnação da economia alemã no segundo trimestre.

 

Um factor que se deverá reflectir negativamente nas economias europeias, designadamente na alemã, que é o maior parceiro económico europeu da Rússia, é o recente agravar da guerra de sanções entre Moscovo e Bruxelas. O jornal alemão Bild escreve esta quinta-feira que as exportações alemãs para a Rússia já caíram quase 16% em 2014. O mesmo jornal refere que as importações ucranianas de produtos alemães também recuaram 32%.

 

O ministro alemão da Economia, Sigmar Gabriel, alinha por este mesmo diapasão. Gabriel aludiu ao Inverno atípico para explicar a evolução económica alemã no primeiro trimestre, tendo ainda referido "adicionalmente, os eventos geopolíticos que provavelmente contribuíram para o abrandamento", disse citado pela Bloomberg.

 

(Notícia actualizada às 10h11m com informação sobre as exportações alemãs)

Ver comentários
Saber mais Alemanha Produção Industrial Sigmar Gabriel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio