Notícia
PIB da Alemanha cresceu ao menor ritmo em mais de um ano
O crescimento da maior economia europeia abrandou mais do que o esperado pelos analistas, tendo o PIB avançado apenas 0,3% entre Janeiro e Março de 2018.
Os dados revelados esta terça-feira, 15 de Maio, mostram que a economia alemã cresceu 0,3% no primeiro trimestre deste ano, o menor ritmo de crescimento do produto interno bruto (PIB) germânico em mais de um ano. Face ao período homólogo, a economia germânica cresceu 2,3%.
Este crescimento ficou abaixo das estimativas dos analistas e foi um abrandamento em linha com o registado na Zona Euro (+0,4%). Segundo o Banco Central Europeu, este abrandamento poderá ser temporário.
De acordo com o instituto de estatísticas alemão, o crescimento no primeiro trimestre foi potenciado pela procura interna. Por outro lado, as exportações perderam fôlego no período considerado.
Esta segunda-feira, François Villeroy de Galhau, do BCE, sustentou que o crescimento na área do euro permanece sólido e reiterou que a instituição poderá terminar o programa de compra de activos em curso antes do final deste ano.
Nesse sentido, este elemento do banco central considera que em 2018 as economia do euro podem atingir um crescimento em torno do máximo de uma década alcançado em 2017.
Também o banco central alemão (Bundesbank) se mantém optimista considerando que os níveis recorde de encomendas deverão potenciar a actividade comercial da Alemanha nos próximos meses.