Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Exportações cresceram menos de metade das importações

O ritmo de crescimento homólogo das exportações e das importações abrandou em Julho. Os dados do INE revelam que Portugal vendeu mais 56 milhões de euros de mercadorias mas importou mais 159 milhões do que em igual mês de 2013.

Miguel Baltazar/Negócios
08 de Setembro de 2014 às 11:32
  • 20
  • ...

Depois de ter subido 7,2% em Junho, a variação homóloga das exportações desacelerou para 1,3% em Julho. A subida das importações também abrandou, mas menos, tendo passado de 9,9% para 3%, revelam os dados divulgados nesta segunda-feira, 8 de Setembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

O crescimento mensal homólogo das exportações foi quase exclusivamente devido à evolução registada no comércio com os demais países da União Europeia, em particular nas classes de calçado e veículos e outro material de transporte. As compras de veículos proveninentes do mercado da União Europeia foi também a principal responsável pelo crescimento das importações.

 

Excluindo os Combustíveis e lubrificantes, as exportações cresceram em Julho 2,8% e as importações 5,7% , desacelerando face à subida homóloga observada no mês anterior,  de 5,4% e de 7,9%, respectivamente.

 

Com a subida homóloga de 1,3%, as exportações em Junho totalizaram 4.433 milhões de euros, o que significa mais 56 milhões de euros face ao valor das mercadorias vendidas em igual mês do ano passado. Já as importações elevaram-se a 5.377 milhões de euros, mais 159 milhões de euros do que em Julho de 2013.

 

Olhando para o trimestre terminado em Julho de 2014, as exportações aumentaram 1,5% e as importações 4,9%, tendo o défice da balança comercial aumentado 527 milhões de euros. A taxa de cobertura situou-se em 82,6%, o que corresponde a um decréscimo de 2,7 pontos percentuais face ao período homólogo, refere o INE.

 

Ver comentários
Saber mais exportações importações INE Julho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio