Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Economia da Zona Euro escapa à recessão por pouco. Portugal com maior crescimento

Depois de ter registado uma variação negativa em cadeia no final de 2022, as economias da moeda única aceleraram 0,1% no primeiro trimestre deste ano. União Europeia consegue um desempenho um pouco melhor com expansão do PIB de 0,3%.

DR
28 de Abril de 2023 às 10:06
  • 1
  • ...
A economia da Zona Euro escapou por pouco a uma recessão no primeiro trimestre deste ano, ao registar um crescimento ligeiro face ao final de 2022. O PIB dos países da moeda única terá avançado 0,1% entre janeiro e março de acordo com a estimativa rápida do Eurostat, depois da variação negativa do trimestre anterior.

As economias da moeda única - a 19 países (Croácia entrou a 1 de janeiro) - conseguem assim evitar, ainda que por décimas, uma recessão técnica, definida como dois trimestres consecutivos de crescimento negativa do PIB. Para os países com dados já disponíveis, Portugal regista o maior crescimento em cadeia com uma aceleração do produto de 1,6%. Já a Alemanha, a maior economia do euro estagnou.


Se for contabilizado o PIB da Croácia para o final de 2022, a economia do euro teria estagnado nesse período, mas para efeitos comparativos do conjunto dos países da moeda única, considerámos os valores apenas a 19 Estados-membros.

Também a União Europeia (UE) escapou a uma recessão no arranque do ano, registando um crescimento um pouco mais significativo, mas também modesto. De acordo com o gabinete de estatística da UE, a economia dos 27 terá tido uma expansão de 0,3% no primeiro trimestre depois de uma contração de 0,1% no final de 2022.

Em termos homólogos, a Zona Euro teve um crescimento de 1,3%, com o conjunto da UE a registar o mesmo valor.

(Notícia atualizada às 12:40)
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio