Notícia
Construção: Há mais licenças novas e mais prédios concluídos
Os números do INE revelam um crescimento de 15,9% do número de licenças no terceiro trimestre do ano, face a 2015. Também os edifícios concluídos aumentaram, dando sinais de que a construção começa a recuperar o fôlego, ainda que lentamente.
As estatísticas revelam que o sector da construção tarda em recuperar o fôlego, mas revelam, ainda assim, alguma recuperação. No 3º trimestre de 2016 foram licenciados 4,1 mil edifícios e concluídos outros 2,7 mil, o que significa uma diminuição de 4,1% no número de novas licenças face ao trimestre anterior e também um decréscimo nos edifícios concluídos, menos 2,6% que nos três meses anteriores.
Porém, quando a comparação é homóloga, isto é, com o terceiro trimestre de 2015, verifica-se que o número de edifícios licenciados cresceu 15,9%. E quanto aos edifícios concluídos, a diferença face ao segundo trimestre foi também melhor do que a registada em Junho face aos primeiros três meses do ano, quando a quebra era ainda de 10,7%.
Os números, divulgados esta quarta-feira, 14 de Dezembro, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) indicam ainda que no licenciamento para reabilitação registou-se um acréscimo de 12,2% face ao mesmo período do ano passado.
Do total de edifícios licenciados, 63,7% corresponderam a construções novas e, destas, 70,7% destinaram-se a habitação familiar, indica ainda o IME. Os edifícios demolidos (346 edifícios) correspondem a 8,5% do total de edifícios licenciados.
Todas as regiões do país registaram variações homólogas positivas nos edifícios licenciados, com excepção da Região Autónoma dos Açores (-7,4%). As variações mais elevadas foram observadas na Área Metropolitana de Lisboa (+41,5%) e no Algarve (+29,5%).